Um recém-publicado relatório da Omidia revela que o iPhone XR foi o smartphone mais popular em 2019. De acordo com as estimativas da analista do mercado tecnológico, a empresa da maçã enviou para as lojas cerca de 46,3 milhões de unidades do modelo da gama X no ano passado.

Os analistas indicam que o smartphone mais “em conta” lançado em 2018 conseguiu ultrapassar o iPhone 11 no que toca ao número de equipamentos distribuídos a nível mundial. O relatório aponta que, em 2019, chegaram às lojas cerca de 37,7 milhões de modelos base da mais recente linha de smartphones lançados pela Apple.

Smartphones mais populares em 2019
créditos: Omedia

Recorde-se que após o seu lançamento, a procura pelo iPhone XR “derrapou” nas expetativas da empresa da maçã, algo que a levou a mudar de estratégia e a deixar de revelar os números de vendas dos seus smartphones. Já em 2019, com a chegada do iPhone 11 com um preço mais acessível, a Apple teve de aumentar a produção do dispositivo em 10% devido ao elevado nível de procura por parte dos consumidores.

Os smartphones Galaxy A10, A50 e A20 da Samsung ocupam as posições seguintes na tabela de dispositivos mais populares da Omidia. Os analistas avançam que embora a fabricante sul-coreana continue a marcar posição, a sua série de smartphones S10 não conseguiu chegar ao ranking nem atingir a mesma popularidade dos modelos com preços mais “em conta”.

Apple apanha Samsung “na curva” do Natal na liderança de vendas de smartphones
Apple apanha Samsung “na curva” do Natal na liderança de vendas de smartphones
Ver artigo

A tendência de liderança da Apple no mercado global de smartphones tinha já sido revelada no início de 2020. Os analistas da Strategy Analytics deram a conhecer que a gigante de Cupertino conseguiu ultrapassar a Samsung no último trimestre de 2019 no que diz respeito à distribuição de equipamentos a nível mundial.

No que toca à distribuição mundial de smartphones com suporte a 5G, as estimativas da Omidia estão em linha com as de um relatório lançado pela Gartner no início de 2020. Embora tenha representado apenas 1,1% de todos os dispositivos distribuídos em 2019, os analistas da Omidia indicam que o segmento de mercado é um dos que mais rapidamente cresceu, sendo que está em rota para se tornar numa das áreas mais dominantes nos próximos anos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.