Depois de um decréscimo de vendas de smartphones em 2019 a nível global, em cerca de 2%, aquele que foi o primeiro desde 2008, o mercado vai voltar a crescer durante 2020, segundo dados da Gartner. O declínio foi justificado com a dificuldade de as fabricantes convencerem os seus clientes em trocar de equipamentos, mantendo-os durante mais tempo. E isso levou à saturação do mercado, sobretudo nos modelos topo de gama.

Mas para 2020, a expansão das redes 5G vai fomentar a procura de smartphones de quinta geração, sobretudo nos mercados com oferta comercial. Muitos dos utilizadores que não adotaram novos modelos em 2019, podem estar à espera de novas ofertas 5G para este ano. Outros estarão à espera de reduções de preços dos equipamentos para a decisão de compra.

tek vendas smartphones

Nesse sentido, a Gartner prevê vendas de smartphones 5G na casa dos 221 milhões de unidades durante 2020, segmento que vai contribuir para 12% da totalidade do mercado. A especialista vai mais longe e projeta a duplicação de vendas de equipamentos móveis 5G para 2021, ou seja, 489 milhões de unidades. “A comercialização de telefones 5G vai acelerar durante 2020”, refere Annette Zimmermann, investigadora e vice-presidente da Gartner. E para tal vão contribuir os smartphones 5G anunciados com preços inferiores a 300 dólares. A previsão da empresa conclui que o crescimento dos smartphones 5G vai ser superior ao mesmo período do lançamento do 4G nos primeiros 12 meses.

Os mercados que vão registar maior crescimento, nas expectativas da empresa, serão o Médio Oriente e África do Norte em 5,9%; a Ásia da zona do Pacífico em 5,7%; e a completar o pódio, a Grande China (que inclui os territórios de Taiwan e Hong Kong) com 5,1%.

Para além das fortes projeções de vendas alavancadas pelo 5G, o otimismo da especialista baseia-se também nas expetativas elevadas relacionadas com o primeiro modelo de quinta geração com o selo da maçã. Os novos equipamentos com câmaras fotográficas cada vez mais avançadas serão outro motivo de procura, conclui a Gartner.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.