A Samsung tem vindo a solidificar a sua aposta no mundo dos smartphones com ecrãs dobráveis, tendo lançado ainda neste ano os novos Galaxy Z Fold3 e Z Flip3. Mas será que a fabricante sul-coreana pretende levar o conceito dos ecrãs flexíveis para outros equipamentos? Uma nova patente deixa no ar um novo tipo de relógio inteligente com ecrã enrolável.

Submetida em junho deste ano, a patente foi tornada pública a 9 de dezembro e descreve um dispositivo eletrónico que contém no seu ecrã uma unidade que se movimenta e que permite alterar a dimensão do mesmo.

Ilustrações do relógio inteligente com ecrã enrolável baseado na patente da Samsung
créditos: LetsGoDigital

De acordo com o website LetsGoDigital, o relógio inteligente descrito na patente apresenta-se como um típico dispositivo da linha Galaxy Watch só que o seu ecrã se encontra dividido em dois segmentos. Entre estes dois segmentos há uma estrutura que permite desenrolar mais ecrã, aumentando em 40% a área de display disponível.

A documentação indica que o utilizador poderá aumentar ou diminuir a dimensão do ecrã ao pressionar na coroa do relógio, na sua lateral. Ao que tudo indica, será também possível passar o dedo no ecrã para fazê-lo aumentar ou diminuir.

Quando está totalmente desenrolado, o ecrã apresenta uma forma mais oval. A patente indica que o utilizador poderá decidir se quer que o ecrã seja totalmente desenrolado, ou se apenas um dos seus segmentos aumenta de dimensão.  Além disso, a estrutura que se encontra entre os dois segmentos de ecrã inclui uma câmara.

É certo que a Samsung não será a primeira a aplicar um conceito de ecrã flexível a um relógio inteligente. Veja-se, por exemplo, o caso do Nubia Alpha, revelado durante a edição de 2019 do Mobile World Congress.

Clique nas imagens para recordar o smartwatch Nubia Alpha

A patente submetida pela Samsung é bem detalhada, porém, ainda não se sabe como e quando é que a fabricante lançará o equipamento. Note-se que é também possível que a ideia não passe do papel.

A propósito de ecrãs enroláveis, uma patente tornada pública em agosto revelou que a fabricante sul-coreana tem novos planos no que toca ao desenvolvimento dos seus smartphones e que poderá apostar num equipamento com um ecrã enrolável e extensível.

Clique nas imagens para mais detalhes

O design dos dois modelos de smartphones Fold & Roll apresentados na patente toma inspiração no aspecto do Galaxy Z Fold3, em particular nas dobradiças e na disposição da configuração de três câmaras traseiras.

A única diferença entre os dois modelos relaciona-se com a possibilidade de serem “estendidos” para a direita ou para a esquerda. Os smartphones poderão contar ainda com câmaras frontais “escondidas” por baixo do ecrã à semelhança do Galaxy Z Fold3.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.