Ainda em agosto, a Samsung deu a conhecer ao mundo os novos dobráveis Galaxy Z Fold3 e Galaxy Z Flip3, que o SAPO TEK já experimentou. Agora, uma nova patente revela que a fabricante sul-coreana tem novos planos no que toca ao desenvolvimento dos seus smartphones e que poderá apostar num equipamento com um ecrã enrolável e extensível.

A patente, submetida pela Samsung Display no início de fevereiro deste ano, foi tornada pública neste mês e a documentação em questão inclui cerca de 40 ilustrações de dois modelos de smartphones diferentes.

Clique nas imagens para mais detalhes

De acordo com o website LetsGoDigital, o design dos smartphones Fold & Roll toma uma grande inspiração no aspeto do recém-apresentado Galaxy Z Fold3, em particular nas dobradiças e na disposição da configuração de três câmaras traseiras.

Segundo a informação disponibilizada na patente, os equipamentos estão equipados com um sistema de ecrã enrolável e extensível. A única diferença entre os dois modelos relaciona-se com a possibilidade de serem “estendidos” para a direita ou para a esquerda. Há ainda a possibilidade de os smartphones contarem com câmaras frontais “escondidas” por baixo do ecrã à semelhança do Galaxy Z Fold3.

Recorde-se que durante o evento Display Week 2021 a Samsung levantou a “ponta do véu” no que diz respeito aos seus ecrãs dobráveis, demonstrando um protótipo de um display OLED deslizante. Além disso, novos rumores que circulam na Internet indicam que a fabricante poderá apresentar um smartphone com ecrã enrolável em 2022.

No início de 2021, patente submetida pela Samsung dava a conhecer os possíveis planos da fabricante para o seu próximo dobrável, revelando um modelo de smartphone com ecrã frontal enrolável, feito num material flexível.

Abrimos, dobrámos e gostámos. As primeiras impressões dos novos Samsung Galaxy Z Fold3 e Z Flip3
Abrimos, dobrámos e gostámos. As primeiras impressões dos novos Samsung Galaxy Z Fold3 e Z Flip3
Ver artigo

Além da Samsung, fabricantes como a TCL, LG e a Oppo estão a investir no desenvolvimento de novas soluções de ecrãs dobráveis, enroláveis ou deslizantes, dentro e fora do mundo dos smartphones. Por exemplo, o Oppo X 2021 dispõe de um ecrã extensível que passa de 6,7 para 7,4 polegadas. A estas empresas junta-se também a Lenovo, que pretende ser a primeira fabricante a lançar um portátil com ecrã dobrável, o ThinkPad X1 Fold.

Olhando para os novos Galaxy Z Fold 3 e Galaxy Z Flip 3, os equipamentos vêm substituir, pelo menos para já, o Galaxy Note, dando seguimento à estratégia de smartphones em formato de tablet que se dobra e de modelo de concha em que a Samsung tem vindo a apostar, trazendo melhorias na resistência dos materiais e na adaptação do software para uma experiência mais fluída.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre os novos Galaxy Z Fold 3 e Galaxy Z Flip 3

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.