O mercado de smartphones continua a cair e, novos dados da IDC, revelam que no primeiro trimestre de 2023, foram enviados para as lojas 268,6 milhões de equipamentos. O valor representa uma queda de 14,6% em comparação com o mesmo período no ano passado.
Os especialistas indicam que esta é a sétima queda trimestral consecutiva, à medida que o mercado continua a ter dificuldades com questões como procura abaixo do esperado, inflação e incertezas macroeconómicas.
A queda registada durante este trimestre é também superior àquela que a consultora tinha previsto anteriormente, embora os especialistas afirmem que os resultados verificados não sejam surpreendentes.
Clique nas imagens para mais detalhes
Segundo os dados partilhados pela consultora, todas as fabricantes analisadas registaram quedas durante o primeiro trimestre do ano. A Xiaomi, a Samsung e a Vivo foram as fabricantes com as maiores descidas em comparação com o período homólogo em 2022, com menos 23,5%, 18,9% e 18,8% respectivamente. Já a Apple foi a fabricante que registou a menor queda, com menos 2,3%.
Quase todas as regiões registaram quedas na ordem dos dois dígitos durante o trimestre em análise. No caso da China, em particular, a descida foi de quase 12%, um valor acima do esperado apesar da recente abertura do mercado.
Nos Estados Unidos e na Europa ocidental, as descidas situaram-se nos 11,5% e 9,4%, respetivamente, Já nos mercados emergentes, como a região Ásia Pacífico, com exceção do Japão e China; Europa central e de leste; e Médio Oriente e África, as descidas ficaram entre os 17% e os 20%.
Apesar de os níveis de inventário continuarem elevados em várias regiões, a IDC indica que o panorama está em melhor forma do que há seis meses. Como explica Nabila Popal, analista na IDC, a indústria está a passar por um período de “limpeza de inventário”, assim como de adaptação, com diferentes players do mercado a optarem por uma estratégia mais cuidadosa para evitar o que sucedeu no ano anterior.
A indústria de smartphones parece estar a ganhar confiança no que respeita à recuperação do mercado no final deste ano e em 2024. A IDC espera que o mercado volte a recuperar no terceiro trimestre, sobretudo na época festiva no final do ano. “Embora estejamos otimistas com a possibilidade de recuperação no final do ano, ainda temos três a seis meses difíceis pela frente”, realça Nabila Popal.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
World of Warcraft: 20 anos de aventuras, relações e emoções de um dos mais importantes videojogos -
App do dia
Faça a gestão de um cemitério de navios e fique rico -
Site do dia
Fluent é uma extensão do Google Chrome que ajuda a aprender línguas diferentes -
How to TEK
Como instalar a nova versão do Windows 11 com Inteligência Artificial?
Comentários