O mercado dos smartphones continua a sofrer da recessão, sobretudo ligada aos desafios macroeconómicos, levando à diminuição da procura dos equipamentos. A IDC fez uma revisão das suas projeções iniciais de crescimento de 2,8%, para um sentido invertido de queda de 1,1% durante 2023. A analista prevê que vão chegar ao mercado durante o ano cerca de 1,19 mil milhões de unidades.

A IDC considera que apenas em 2024 o mercado volte a crescer, projetando no próximo ano uma subida de 5,9% face a 2023. Segundo o analista da IDC, Nabila Popal, o aumento dos custos de produção e os desafios ligados à procura, estão a obrigar as fabricantes a serem cautelosas sobre a distribuição de equipamentos durante 2023. A reabertura da China são boas notícias, mas ainda existem muitas incertezas para os próximos meses.

Vendas de smartphones voltam a cair em Portugal. Só o segmento acima dos 1.000 euros escapa
Vendas de smartphones voltam a cair em Portugal. Só o segmento acima dos 1.000 euros escapa
Ver artigo

Nesse sentido, em 2024 será ano de recuperação, mesmo que isso signifique crescimentos de um dígito. A analista considera que nos mercados desenvolvidos a indústria vai crescer, havendo ainda espaço para a penetração de smartphones em mercados emergentes.

Quadro IDC smartphones 2023
Fonte: IDC

Por outro lado, os equipamentos 5G vão continuar a crescer e durante 2023, estima-se que contabilizarão para 62% do mercado. Até 2027 deverá haver uma taxa de penetração de 87% dos smartphones 5G. Relativamente aos smartphones dobráveis, a IDC espera um crescimento de 50%, para cerca de 22 milhões de unidades (mesmo com o mercado a contrair-se).

A IDC diz que o segmento vai beneficiar da redução dos custos e mais marcas estão a apostar em novos modelos ou a estrear-se no mercado, como se viu no Mobile World Congress. A OnePlus vai lançar o seu primeiro dobrável em 2023, a Honor levou o Magic Vs para o MWC, a Oppo tem o novo Find N2 Flip que pretende desafiar a Samsung, fabricante que poderá revelar em breve a sua quinta geração do Flip e Fold.

5G, mais de 256 GB e preços acima dos 600 euros são elementos de sucesso na venda de smartphones
5G, mais de 256 GB e preços acima dos 600 euros são elementos de sucesso na venda de smartphones
Ver artigo

Para 2023 espera-se também uma quebra no preço médio de venda dos smartphones, depois de um crescimento nos últimos anos. Em 2019 a média dos preços era de 334 dólares e em 2022 foi de 415 dólares. Para o ano corrente, a IDC espera que alcance os 376 dólares até ao final do período do qual se foca a previsão.

Na sua conclusão, 2023 vai ter duas metades distintas, sendo que o primeiro semestre vai ser negativo, desde o quarto trimestre de 2022. Espera-se um crescimento positivo no terceiro trimestre de 2023, para depois um “boost” de dois dígitos no quarto período do ano. Esse crescimento é esperado pelo influxo dos smartphones topo de gama, que chegam ao mercado nos dois últimos trimestres.

De recordar que em Portugal, os mais recentes números mostram quebras de vendas referentes ao quarto trimestre de 2022, tendo afetado todas as fabricantes do Top 5. Apenas o segmento dos equipamentos mais caros, acima dos 1.000 euros escaparam a essa tendência negativa. O mercado em geral teve uma equipa de 13,4% em unidades.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.