Ainda não é desta que a Xbox vai entrar no segmento da realidade virtual. Em entrevista à GamesIndustry, Mike Nichols, responsável pelo departamento de marketing da Microsoft, confirmou que "não existem planos específicos para o desenvolvimento de sistemas de realidade virtual ou mista para esta ou qualquer outra Xbox". O executivo da gigante tecnológica adiantou ainda que o PC "é provavelmente a melhor plataforma" para este tipo de tecnologia, e que o principal foco para os projetos que envolvem a Xbox, "mantém-se nas experiências que os utilizadores podem jogar numa televisão".

Google e LG colaboram em nome da qualidade do futuro da realidade virtual
Google e LG colaboram em nome da qualidade do futuro da realidade virtual
Ver artigo

Apesar de ter sido confirmado em 2016, que a então chamada Xbox Project Scorpio integraria suporte para realidade virtual, os planos nunca se concretizaram. Já com seis meses de mercado, a consola que agora é conhecida por Xbox One X nunca chegou a ganhar quaisquer conteúdos em VR ou sequer suporte para headsets já existentes, embora a Microsoft tenha uma vasta gama de equipamentos neste sector. A empresa chegou mesmo a admitir que o suporte para realidade virtual chegaria em 2018, mas o interesse parecia estar a desvanecer-se.

Nichols explica agora que o mercado parece estar a crescer de forma mais lenta do que aquilo que era inicialmente esperado e assume que houve demasiada "excitação" antes mesmo de a tecnologia se afirmar enquanto uma plataforma de gaming viável.

Em contraste, a Sony parece estar a dar-se bem neste mercado, onde comercializa o seu próprio headset e uma linha de jogos especificamente desenhados para funcionarem em ambientes virtuais. O desinteresse da Microsoft pode prender-se com a finalidade que a empresa quer dar a esta tecnologia que, de momento, está a ser maioritariamente tratada como uma solução profissional, em vez de uma plataforma de entretenimento.

Se é fã da Xbox e está à espera de poder viver a experiência de um ambiente virtual numa consola da marca, talvez tenha de esperar mais uns anos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.