A Nokia parece ter encontrado o seu lugar na moderna indústria dos smartphones. Após de ter liderado o segmento móvel durante largos anos, a empresa perdeu-se no esquecimento com uma aposta falhada no ecossistema da Microsoft. Mas agora, depois de passar as suas operações para as mãos da HMD e de migrar os seus produtos para Android, a tecnológica parece estar de volta à primeira linha do mercado.

Este domingo, na véspera da abertura oficial do Mobile World Congress, a mítica marca finlandesa deu continuidade ao seu processo de ressurreição com a revelação de quatro novos smartphones e um feature phone que recorda os tempos áureos da empresa.

Nokia 1 para mercados emergentes

No segmento dos Android, a empresa apresentou o Nokia 1, um telemóvel económico que vai ser introduzido em mercados onde o acesso à internet é limitado e a economia não permite a aquisição massiva de topos de gama. O telefone, que vai ter um preço inicial de 85 euros, integra o sistema operativo Android Oreo (Go Edition), que foi especificamente desenhado para potenciar performances superiores em telemóveis com especificações técnicas limitadas, e uma tampa traseira amovível que abre as portas à personalização.

No interior, este equipamento esconde uma RAM de 1GB e um processador MediaTek de quatro cores. O display IPS LCD é de 4,5 polegadas e tem uma resolução de 480 x 854, que lhe confere um rácio de aspecto de 16:9.

As câmaras, traseira e frontal, têm 5MP e 2MP, respetivamente.

O preço base do Nokia 1, que chega ao mercado em abril, será de 85 dólares.

Nokia 6 com upgrades

O Nokia 6, por sua vez, também teve direito a melhorias. A nova edição do smartphone integra agora um sensor biométrico na tampa traseira e um display que se mantém nas 5,5 polegadas.

O motor é composto por um processador Snapdragon 630, 3GB de RAM e 32GB de armazenamento interno. A câmara traseira chega aos 16MP e a frontal aos 8MP. A bateria tem 3.000 mAh de capacidade.

O sistema operativo de raiz é a versão 8.1 do Android Oreo.

O equipamento vai chegar ao mercado em abril com um valor base de 279 euros.

Nokia 7 Plus para a gama média alta

Tal como os leaks indicavam, o Nokia 7 Plus é o novo smartphone de gama média alta da empresa. O dispositivo integra um display de 6 polegadas, com molduras reduzidas, 4GB de RAM e uma bateria com autonomia para dois dias de utilização contínua.

O display FHD+, que conta agora com vértices curvos, semelhante ao LG G6 e ao Samsung S8, chega às 6 polegadas e tem uma resolução de 1.080 x 2.160.

O processador é um octa-core Snapdragon 660, o armazenamento interno é de 64GB e a RAM chega aos 4GB.

A câmara traseira conta com dois sensores, de 13MP e 12MP, sendo que o sensor biométrico se situa logo abaixo deste conjunto. Na zona dianteira, há espaço para uma câmara fotográfica frontal de 16MP.

De resto sublinha-se ainda a entrada USB-C, que integra suporte para carregamentos rápidos.

Tal como os restantes equipamentos apresentados, o Nokia 7 Plus vai chegar ao mercado em abril, com um preço inicial de 399 euros.

A nova estrela chama-se Nokia 8 Sirocco

A jóia da coroa, contudo, estava guardada para último. O novo Nokia 8 Sirocco é o novo topo de gama da marca e, tal como mandam as regras do jogo, integra todas as características que nos permitem identificá-lo como tal: um processador Snapdragon 835, 6GB de RAM, 128GB de armazenamento interno e um display curvo de 5,5 polegadas com uma resolução de 2.560 x 1.440.

Na traseira o dispositivo apresenta uma câmara dupla, com lentes Carl Zeiss, que chegam aos 12MP. O sensor frontal é de apenas 5MP, mas o ângulo de registo permite-lhe captar uma amplitude total de 84 graus.

O que não vai encontrar no novo Nokia 8 é uma entrada para auriculares, que foi suprimida em relação à anterior versão deste equipamento. Tal como alguns dos smartphones deste segmento de mercado (leia-se iPhones), o utilizador vai necessitar de um par de auriculares Bluetooth ou USB-C para ouvir música neste dispositivo.

O Sirocco vai chegar em abril às lojas e terá um preço inicial de 749 euros.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação durante e após a conferência. Última atualização às 20h48.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.