Ainda se lembra do Exodus 1, o smartphone da HTC baseado em tecnologia Blockchain? A fabricante continua a trabalhar no seu ecossistema descentralizado e revelou a introdução de cerca de 20 novas aplicações no smartphone. Uma delas é fruto de uma parceria com a Opera para adicionar ferramentas de pagamentos de microtransações nos websites, assim como utilizar a sua carteira de criptomoedas, que foi lançado em dezembro. Para já o smartphone só suporta Ethereum, mas irá adicionar Bitcoin e Litecoin nos próximos meses.
As aplicações descentralizadas, que a empresa apelida de Dapps, estão disponíveis numa loja independente e servem o propósito de tirar partido do hardware dos smartphone, como refere o The Verge. Uma das aplicações é um agregador de dados pessoais do utilizador, que este pode decidir vender às empresas através de criptomoedas. Chama-se Numbers, e o que a app faz é contabilizar dados gerados pelo utilizador, seja andar, dormir, conduzir, entre outros registos que podem depois ser vendidos a empresas de estatísticas ou que executam estudos de comportamento, por exemplo.
A aplicação tem a capacidade de listar as empresas interessadas em determinado tipo de dados, e os utilizadores podem vender de forma segura. Pode parecer um negócio bizarro, mas foi dado o exemplo das seguradoras, que podem alterar as apólices dos seus clientes mediante os dados obtidos das suas práticas de conduta, registado na Dapp Numbers.
Até agora, o smartphone apenas podia ser adquirido através das moedas virtuais, mas a HTC passará a vender o Exodus 1 por dinheiro convencional a partir de março nos Estados Unidos, a cerca de 700 dólares. É uma medida para “democratizar” a descentralização da tecnologia Blockchain.
O SAPO TEK está a explorar todos os espaços da Mobile World Congress 2019 e trouxe já as principais novidades e tendências, assim como anúncios de produtos, mas ainda tens mais para contar e pode continuar a acompanhar tudo aqui.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários