A Fairphone, que se afirma como a marca com os smartphones mais éticos e reparáveis do mundo, acaba de anunciar a chegada do Fairphone 3+. O novo equipamento é uma versão atualizada do modelo original lançado em 2019 e conta com melhorias nas câmaras e altifalantes, assim como um design feito com 40% de plásticos reciclados.

À semelhança dos restantes smartphones da empresa, o Fairphone 3+ tem um design modular. Assim, os utilizadores que têm o modelo anterior e que não querem comprar um telemóvel novo, podem optar por adquirir e instalar apenas os módulos à sua escolha.

No que toca a capacidades fotográficas, a nova aposta da Fairphone conta agora com uma câmara traseira de 48 MP, substituindo a anterior de apenas 12 MP. Já a câmara frontal passa a ter 16 MP. As novas lentes prometem também melhorias a nível do foco automático e da estabilização de imagem.

O novo smartphone apresenta algumas semelhanças em relação ao seu predecessor, como o ecrã de 5,7 polegadas. No seu interior está um processador Snapdragon 632 da Qualcomm, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento que pode ser expandido até 400 GB através de um cartão microSD. Destaca-se ainda uma bateria de 3.040 mAh que pode ser substituída.

O Fairphone 3+ chega ao mercado com o Android 10 e a empresa holandesa avança que a mais recente versão do sistema operativo da Google vai começar a chegar também ao modelo original a partir de setembro.

A nova versão do Fairphone 3 vai chegar ao mercado sem serviços da Google e promete mais privacidade
A nova versão do Fairphone 3 vai chegar ao mercado sem serviços da Google e promete mais privacidade
Ver artigo

Recorde-se que, em maio, a Fairphone tinha lançado uma versão especial do Fairphone 3 que tinha o /e/OS como sistema operativo e sem suporte aos serviços móveis da Google. De acordo com a /e/Foundation, o sistema não envia os dados dos utilizados para servidores remotos sem o seu consentimento, não acede aos dados de geolocalização e não recolhe informações acerca das interações com as aplicações.

A versão “upgraded” do Fairphone 3 chega só a 14 de setembro, mas já está disponível para pré-venda no website da empresa com um preço de 469,90 euros. Os utilizadores podem também optar por só comprar o módulo das câmaras por 94,90 euros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.