Os smartphones topo de gama são um canivete suíço dos tempos modernos. E se em 2007 nos impressionámos com as capacidades de um iPhone 2G, que juntava as funcionalidades de um telemóvel, de um mp3 e acesso à internet num único equipamento, atualmente a surpresa já não atinge iguais dimensões porque o desenvolvimento tecnológico neste segmento segue à velocidade do som.

Hoje já é possível encontrar flagships com três câmaras traseiras, sensores de impressões digitais embutidos no display e ecrãs Super AMOLED 4K. No entanto, à medida que a gama alta evolui, também os telefones de gamas mais baixas acompanham o ritmo. E o novo Huawei Y7 Prime é um bom exemplo disso.

O equipamento, que deverá chegar ao mercado com um valor base inferior a 250 dólares, não tem data de lançamento confirmada, mas a Huawei sublinha que chegará às mãos dos utilizadores com Android Oreo.

tek huawei y7

Em adição, o Y7 integra ainda um conjunto de outras características que dificilmente encontramos nesta faixa de preço, como é o caso de um sistema de reconhecimento facial para o desbloqueio.

No "motor", o telemóvel integra um processador Qualcomm Snapdragon 435, 3GB de RAM e 32GB de armazenamento interno. O display chega às 5,99 polegadas, tem uma resolução de 1.440 x 720 e um rácio de aspecto de 18:9.

Na traseira foram integradas duas câmaras (13MP e 2MP), ao passo que na dianteira há um sensor de 8MP.

A bateria é de 3.000mAh.

O smartphone vai chegar aos mercados chinês e indiano, mas a presença será expandida a outros países. Não é certo que Portugal faça parte desse lote.