Num mundo que vive 24 horas por dia conectado torna-se muito difícil manter segredos guardados dentro de um cofre seguro. Mesmo grandes empresas como a Apple, por muito que tentem, acabam sempre por deixar escapar algumas informações para fora e, claro, os mais atentos tratam de difundir essa informação por todo o mundo.

Claro que, até à data oficial, não passa tudo de meros rumores mas, muitas vezes, acabam por ser verdade. Inicialmente foi dito que a Apple estaria a preparar três equipamentos para apresentar e que não o faria dentro das datas normais, mas a empresa não falhou com os prazos e, no dia 12 de setembro, no Anfiteatro Steve Jobs o iPhone 7S, 7S Plus e o suposto iPhone 8/X - uma versão especial em homenagem aos 10 anos do equipamento da maçã - devem subir ao palco da Keynote.

Dia 12 vai mesmo ser dia de iPhone (e numa nova casa)
Dia 12 vai mesmo ser dia de iPhone (e numa nova casa)
Ver artigo

No caso do iPhone 7S e 7S Plus são esperados dois equipamentos muito semelhantes aos modelos mais recentes que se encontram neste momento no mercado mas com algumas melhorias internas, incluindo o novo processador A11. No entanto, talvez tenham mais diferenças do que se espera.

Sonny Dickson divulgou um conjunto de fotografias de um equipamento que, supostamente, seria o iPhone 7S Plus onde era possível ver que, apesar do design ser o mesmo que o iPhone 7, o corpo era feito de vidro e metal, deixando assim a dúvida referente à incorporação da tecnologia de carregamento sem fios que tanto tem sido desejada.

 

Mas claro que estes não foram os modelos que mais surgiram por entre os rumores. Aquele que todos querem realmente conhecer é o suposto iPhone 8 ou iPhone X (ainda não se chegou a um consenso quanto ao nome). O que é quase garantido é que este modelo especial vai incorporar a tecnologia de carregamento sem fios, pelo menos foi o que Allen Fung, da empresa de fabricantes de acessórios RAVPower, que alegadamente tem ligações com a Apple, garantiu.

O modelo desenhado em homenagem aos 10 anos de iPhones deve surgir com um design diferente dos equipamentos atuais e (finalmente) com um ecrã OLED que será fornecido pela Samsung. Este ponto é um grande destaque para o equipamento que, ao que os rumores indicam, vai incorporar um ecrã quase sem moldura em redor, com 5.8 polegadas, e que vai, também, levar a que o característico botão home seja retirado.

O facto de o botão home poder vir a ser retirado deixou os utilizadores curiosos sobre o modo de funcionamento do novo equipamento, uma vez que o sistema está desenhado para responder a comandos do botão. Ao que tudo indica esses comandos vão passar a ser gestos no ecrã que vão assumir diferentes funções consoante a aplicação e o objetivo final.

Como é indicado, vai existir uma espécie de doca na parte inferior que, ao ser arrastada para o meio do ecrã, vai permitir ao utilizador regressar ao menu principal de aplicações.

Em Agosto chegaram também à internet desenhos técnicos do suposto iPhone 8 que deram a conhecer um pouco mais do equipamento e do que se pode esperar encontrar no interior. Além do processador A11, o carregamento sem fios continua a ganhar força e surge bastante evidenciado nos desenhos.

Leak: desenhos técnicos do iPhone 8 revelam bateria maior e carregamento wireless
Leak: desenhos técnicos do iPhone 8 revelam bateria maior e carregamento wireless
Ver artigo

Deste leak foi possível tirar algumas conclusões como, por exemplo, uma confirmação do nome de código do equipamento, Ferrari, que pode ser lido nos desenhos. Também um dos espaços em branco acredita-se que seja destinado à bateria com o formato de um "L" como Ming-Chi Kuo já havia referido em fevereiro.

Com tantas diferenças apontadas para o "iPhone 8", também o leitor de impressões digitais criou dúvidas nas cabeças dos fãs. Se o botão home desaparecer como é que a Apple vai implementar essa funcionalidade?

Claro que a ideia principal seria que os utilizadores tirassem proveito total do reconhecimento facial que é apontado para o novo smartphone, mas isso nem sempre chega. Falou-se de implementar o leitor no próprio ecrã mas, para já, essa tecnologia ainda não deve ser implementada e um vídeo veio colocar a hipótese de que o leitor de impressões digitais seria instalado na maçã traseira do equipamento.

Os rumores não se focam só nas grandes funcionalidades do iPhone mas também noutros pequenos pormenores como as cores que vão estar disponíveis. Uma das apostas é uma nova cor apelidada de Blush Gold, que deve substituir a Rose Gold atual. Este tom, ao que parece, é um pouco mais escuro e mais semelhante a um cobre dourado.

As mudanças esperadas são muitas mas só mesmo dia 12 de setembro é que se pode confirmar, de facto, o que é que vai estar presente nos smartphones. Mesmo assim, algo tomado já como garantido é que este vais ser um equipamento caro, aliás, o mais caro do mercado a partir do momento em que for lançado.

A Samsung elevou a fasquia com o recente Note 8 que está à venda por 1.020 euros e, seguindo a lógica destes mercados, o "iPhone 8" vai acabar por ser ainda mais caro, esperando-se um aumento de cerca de 54% do preço face ao atual iPhone 7.

 

Sendo que o preço normal do iPhone 7S e 7S Plus (caso sejam, de facto, lançados) deve ser o mesmo que atualmente é praticado com o iPhone 7 e 7 Plus (entre os 800 e os 900 euros), o modelo mais exclusivo só pode ficar acima dos 1.000 euros e, quem sabe, mesmo acima dos 1.100 euros. Isto porque, segundo o The Verge citando o The New York Times, o preço será de 999 dólares, o que equivale a cerca de 850 euros. O problema é que a conversão dos preços nunca é direta, sofrendo sempre um aumento devido às taxas aplicadas aos produtos na Europa e, neste caso, em Portugal.

Independentemente da quantidade de equipamentos e das funcionalidades, tudo será confirmado já dia 12 de setembro pela Apple que vai dar início à Keynote às 10h da manhã (18h de Lisboa). Como é habitual o TEK vai acompanhar tudo ao minuto.

Entretanto pode já ponderar fazer a encomenda de qualquer um dos modelos que vão ser apresentados mas em ouro de 24K ou platina, com ou sem diamantes no logótipo.

tek apple convite setembro 2017