Com a Game Developers Conference a tornar-se num evento virtual, e a decorrer até 20 de março, o Facebook optou por anunciar num blog novos updates do seu sistema de realidade virtual (RV). O software dos Oculus Quest, revelados no final de 2018, está a ser renovado com uma atualização da interface do utilizador, que, de acordo com a empresa, representa "um passo em direção à transformação da RV numa plataforma de computação". As novas atualizações de software deverão começar a ser lançadas este mês, embora seja preciso ativá-las na secção “Experimental Features”.

De acordo com as imagens e informações divulgadas pela empresa adquirida pela rede social em 2014, a interface do Quest parece ser agora mais simples, facilitando a navegação. O novo menu será também menos complexo, podendo ser acedido através das aplicações do sistema, sem ser necessário retroceder à interface inicial.

Veja as imagens divulgadas pela Oculus na galeria de fotos

Para além disso, a Oculus também está a adicionar suporte a várias janelas para o equipamento de RV, começando com o browser de Internet incorporado. Desta forma, será possível abrir, fechar e reorganizar janelas, como também ter três monitores gigantes flutuantes.

"A plataforma de RV do futuro deve permitir que as pessoas desempenhem tarefas de multitasking, naveguem entre apps sem problemas e que se possam ligar a outras pessoas e, simplesmente, fazer mais", pode ler-se na publicação. "Do gaming, aos media, ao entretenimento, até às experiências sociais e ao trabalho, a RV, como a próxima plataforma de computação, vai suportar todas as utilizações que as pessoas esperam dos seus equipamentos atuais, como os smartphones e laptops", garante a empresa.

A atualização surge depois de no final de fevereiro o Facebook ter adquirido mais uma produtora de videojogos de RV. Desta vez foi o estúdio americano Sanzaru Games, conhecido pelo bem-sucedido jogo de realidade virtual Asgard’s Wrath.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.