Há novos rumores a apontar que a nova série P50 da Huawei marcará a estreia do sistema operativo da marca em smartphones. O Harmony OS é a resposta da fabricante chinesa às restrições impostas pelos Estados Unidos, que impedem o recurso ao Android nos moldes antigos. 

A nova série P50 não tem ainda data oficial de lançamento, mas há rumores que antecipam a apresentação para abril. Deve incluir três opções: P50, P50 Pro e P50 Pro Plus, segundo o site chinês GizChina, que coloca a hipótese de estreia do Harmony OS em smartphones da marca, para o lançamento global ou apenas para o mercado local. 

A Huawei tem vindo a recorrer ao EMUI, uma interface de utilizador que personaliza o sistema operativo dos equipamentos da marca, mas mantém a base no Android. Em setembro do ano passado, a empresa já tinha no entanto garantido que o Harmony OS chegaria aos smartphones ao longo deste ano. Em dezembro, noutro evento, levantou mais um pouco do véu e falou em números, antecipando que ainda este ano tinha a ambição de colocar o Harmony OS em 100 milhões de equipamentos. 

Já em janeiro, a Huawei Central citava o chefe de software da marca, Wang Chenglu, referindo que os equipamentos baseados em HarmonyOS podem chegar aos 300 a 400 milhões de equipamentos em 2021

O site chinês que avança agora a notícia da estreia do HarmonyOS nos smartphones P50, sublinha ainda que, com ou sem sistema operativo próprio, os novos modelos vão trocar a loja de aplicações da Google pela Huawei App Gallery, que tem vindo a crescer em força nos últimos meses. 

A versão 2.0 do Harmony OS para programadores foi disponibilizada em dezembro e está a ser usada em em dispositivos para a casa inteligente. Como a empresa tem sublinhado desde que apresentou a plataforma, o Harmony OS é muito mais que um sistema operativo criado para responder às restrições que os EUA impuseram às empresas locais, na sua relação com interlocutores chineses. É uma plataforma desenhada para um leque alargado de dispositivos, a pensar num futuro dominado pela Internet das Coisas.