A questão já se colocava com a televisão, mas os dispositivos móveis parecem ter vindo agravar o problema e dando origem à "tecnoferência", ou seja, à interferência que a tecnologia tem nas relações familiares. E há pais que não conseguem parar de utilizar os dispositivos eletrónicos nem quando vão às consultas com os filhos.

Crianças e jovens têm mais capacidade para usar a internet mas falta abordagem crítica
Crianças e jovens têm mais capacidade para usar a internet mas falta abordagem crítica
Ver artigo

De acordo com um estudo feito por investigadores dos estados do Illinois e Michigan (EUA), citado pelo Diário de Notícias, quando os pais passam muito tempo a ver televisão ou agarrados aos smartphones durante as refeições e nos momentos de brincadeira, as crianças tendem a mostrar comportamentos problemáticos, maior frustração e hiperatividade. A longo prazo, alertam, as relações podem ficar comprometidas.

“O facto de os pais estarem muito agarrados aos ecrãs vai prejudicar as relações com os filhos", referiu o pediatra Hugo Rodrigues em declarações ao jornal, comentando os resultados do estudo. Nessas alturas, explica, "os filhos sentem que os pais não estão genuinamente interessados neles, em brincar com eles. Não chega estar ao lado".

O estudo publicado na revista Pediatric Research tinha como objetivo examinar o impacto que os dispositivos eletrónicos têm na paternidade e no comportamento das crianças. Entre as conclusões, os investigadores dizem que a tecnologia pode influenciar negativamente as relações entre pais e filhos a longo prazo.

As consequências são confirmadas por Inês Afonso Marques, responsável pela área infantojuvenil da Oficina de Psicologia. A situação "pode levar a um fenómeno de desamparo aprendido". Se for muito repetida, explica, "há um desligamento entre pais e filhos que não tem um impacto positivo nas relações", pois estas “fazem-se de contacto físico, ocular”.

A psicóloga diz ver frequentemente "crianças e pais agarrados ao telemóvel" na sala de espera. E até mesmo dentro do consultório. "Há pais que não conseguem não olhar para o smartphone na consulta. Qual a mensagem que passam aos filhos? Que eles não são assim tão importantes?"

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.