A TECNO, que pertence à fabricante chinesa Transsion, lançou o seu primeiro smartphone dobrável em fevereiro deste ano, durante o Mobile World Congress em Barcelona. Depois do PHANTOM V Fold, a marca revela agora o PHANTOM V Flip, o seu primeiro dobrável em formato de “concha”

Marcas como a Samsung ou a Oppo tem vindo a apostar na inclusão de ecrãs secundários de maiores dimensões nos seus modelos Flip, mantendo o formato rectangular. A Huawei já tinha experimentado com ecrãs exteriores circulares no P50 Pocket, mas o novo modelo da TECNO aumenta o tamanho do display circular para as 1,32 polegadas. 

Clique nas imagens para ver o PHANTOM V Flip

O ecrã OLED circular, que permite, por exemplo, aceder rapidamente a widgets e notificações, é rodeado pelo módulo de câmaras do smartphone, numa configuração a que a marca chama “Planet Cover Screen”.  

Já o ecrã AMOLED dobrável do PHANTOM V Flip tem uma dimensão de 6,9 polegadas, com suporte a tecnologia LTPO, taxa de atualização até 120 Hz, touch sampling rate de 360 Hz e brilho de 1.000 nits. Segundo a marca, a dobradiça em forma de “gota” permite deixar o smartphone aberto em ângulos de 30 a 150 graus. 

Veja o vídeo 

No módulo de câmaras, o smartphone traz um sensor principal de 64 MP e uma câmara ultra grande angular de 13 MP. Para as selfies há uma câmara frontal de 32 MP integrada num punch hole no ecrã. 

O PHANTOM V Flip está equipado com um processador Dimensity 8050 5G da MediaTek, além de uma bateria de 4.000 mAh, que tem suporte a carregamento rápido a 45W. Em destaque está também a inclusão da assistente virtual Ella, que usa o ChatGPT, no sistema operativo HiOS 13.5, baseado no Android 13. 

De acordo com a imprensa internacional, para já, o lançamento do PHANTOM V Flip está limitado a um conjunto de mercados internacionais, com um preço equivalente a 555 euros. Como avança o website GSMARENA, tendo em conta fontes com conhecimento na matéria, a chegada à Europa é uma possibilidade, mas com um preço mais elevado, na ordem dos 700 euros.