Menos telemóveis comprados, mas mais dinheiro gasto por cada modelo. Em 2019, e de acordo com a informação avançada pelo Correio da Manhã, foi esta a realidade nacional, num ano em que foram gastos 890 milhões de euros em smartphones. Os dados são da IDC e mostram ainda que a Samsung foi a marca que mais vendeu telemóveis o ano passado.

Em 2019 o preço médio por telemóvel subiu dos 328 para os 341 euros, sendo a Apple a marca mais cara. Em média, os portugueses gastaram 806 euros nas compras de iPhones, num ano em que foi também a marca que registou o maior número de telemóveis vendidos no último trimestre do ano, nomeadamente no Natal.

Ainda assim, a Samsung foi a empresa quem mais vendeu telemóveis em Portugal, com uma quota de mercado de 31,8%, seguida da Huawei, neste caso com 28,9%. A Apple ocupou o terceiro lugar, com 12,5%.

Na procura e na oferta de telemóveis no OLX quem “domina” é a Apple
Na procura e na oferta de telemóveis no OLX quem “domina” é a Apple
Ver artigo

No entanto, a realidade é que, de acordo com os dados divulgados, em 2019 foram vendidos 2,5 milhões de telemóveis, o que significa uma redução de 7,4% face a 2018. Citado pelo jornal, o consultor da IDC Francisco Jerónimo acredita que haverá “um novo salto nas vendas, mas apenas dentro de um ano e meio”, devido ao ciclo de renovação dos aparelhos.

A realidade portuguesa parece assim diferenciar-se da internacional, pelo menos com base nos dados divulgados pela Gartner no início deste ano. De acordo com a consultora, este ano a remessa global de PCs, tablets e telemóveis deverá aumentar 0,9% em relação a 2019, totalizando 2,16 mil milhões de unidades e é o mercado de telemóveis que apresenta os melhores resultados, devido ao 5G.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.