A utilização crescente de dispositivos móveis tem mudado alguns hábitos do quotidiano. Hoje, muitos de nós, quando acordamos desativamos o alarme (do telefone), ligamos o WiFi (caso o tenhamos desligado) e iniciamos a ronda pelas aplicações de messaging.

As mensagens de texto e as plataformas de Instant Messaging (IM) são as primeiras aplicações que os consumidores verificam quando começa o dia. Em média, os consumidores consultam os seus smartphones 40 vezes por dia, mas os valores passam para as 100 vezes em 24 horas nos mercados emergentes.

As conclusões são do estudo Global Mobile Consumer Trends, realizado pela indústria de Technology, Media & Telecommunications (TMT) da Deloitte.

Os dados globais reunidos indicam que quase todos os utilizadores de equipamentos móveis consultam os telefones até três horas após terem acordado. Nos mercados emergentes, 93% verificam os seus equipamentos até uma hora (ou menos) depois de acordarem e 14% fá-lo pelo menos 100 vezes durante o resto do dia.

A análise revela ainda que 78% dos consumidores dos mercados desenvolvidos têm smartphones e mais de 50% são donos de um tablet. Praticamente 10% têm wearables, sendo que um quarto destes inquiridos planeia adquirir um equipamento do género nos próximos 12 meses.