A Samsung tem vindo a apostar no desenvolvimento de novos tipos de ecrãs dobráveis e flexíveis. A fabricante sul-coreana quer ir ainda mais além e, na edição de 2021 da conferência Global Tech Korea, revelou um novo tipo de ecrã OLED capaz de se “esticar” como se fosse feito de borracha.

De acordo com a marca, o ecrã de 13 polegadas consegue movimentar-se tridimensionalmente, voltando ao seu estado original sem ficar danificado. Durante a apresentação na conferência, a tecnológica apresentou uma demonstração onde é possível observar o ecrã a replicar os movimentos de um fluxo de lava.

Veja o ecrã em ação

Em declarações ao website sul-coreano ETNews, Changhee Lee, vice-presidente executivo da Samsung Display, explica que, anteriormente, ecrãs com características semelhantes só conseguiam ser “esticados” até 5%. O responsável destaca que a tecnologia melhorou significativamente, dando também a entender que a empresa planeia usá-la no futuro em equipamentos como smartphones com ecrãs enroláveis.

Recorde-se que, ainda em agosto, uma nova patente revelou que a fabricante sul-coreana tem novos planos no que toca ao desenvolvimento dos seus smartphones e que poderá apostar num equipamento com um ecrã enrolável e extensível.

A documentação inclui cerca de 40 ilustrações de dois modelos de smartphones diferentes. O design dos smartphones Fold & Roll toma uma grande inspiração no aspeto do Galaxy Z Fold3, em particular nas dobradiças e na disposição da configuração de três câmaras traseiras.

Clique nas imagens para mais detalhes

Segundo a informação disponibilizada na patente, os equipamentos estão equipados com um sistema de ecrã enrolável e extensível. A única diferença entre os dois modelos relaciona-se com a possibilidade de serem “estendidos” para a direita ou para a esquerda. Há ainda a possibilidade de os smartphones contarem com câmaras frontais “escondidas” por baixo do ecrã à semelhança do Galaxy Z Fold3.

Já durante o evento Display Week 2021, em maio, a Samsung levantou a “ponta do véu” no que diz respeito aos seus ecrãs dobráveis, demonstrando um protótipo de um display OLED deslizante. Além disso, existem rumores que indicam que a fabricante poderá mesmo apresentar um smartphone com ecrã enrolável em 2022.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.