O mercado de wearables cresceu 5,6% no segundo trimestre do ano, para um total de 40,9 milhões de unidades. Os dados apurados pela Canalys mostram que os relógios têm cada vez mais peso neste universo. Se até há um ano representavam menos unidades vendidas que as bandas, no trimestre seguinte ambos praticamente igualaram vendas e, a partir daí, os smartwatches passaram a dominar. Entre abril e junho de 2021 o número de bandas enviadas pelos fabricantes para as lojas caiu 23,8%, para os 15,5 milhões de unidades, enquanto o número de relógios vendidos aumentou 37,9%, para 25,4 milhões de unidades. Representa agora 62% do mercado de wearables.
A Apple domina o segmento dos relógios, com quase um terço das unidades enviadas para as lojas no trimestre (31,1%) a saírem da empresa da maçã, o equivalente a 7,9 milhões de unidades, num crescimento anual de 29,4%.
O segundo lugar do ranking cabe à Huawei, que vendeu no período em análise 2,3 milhões de unidades, um número que lhe permitiu segurar a posição, mas que traduz uma queda no de 33,9% das vendas. Garmin, Samsung e Xiaomi fecham o top 5, cabendo à Xiaomi o crescimento mais espectacular do ranking. Na comparação com o segundo trimestre do ano passado, a compatriota da Huawei conseguiu aumentar as vendas de smartwatches em 272,6%, passando de um volume de unidades expedidas quase residual (400 mil), para 1,5 milhões.
A Xiaomi é também a líder no mercado de wearables, como um todo, pela soma de unidades vendidas, entre relógios e bandas, com um quota de 19,6%, que conseguiu reforçar ligeiramente no último ano, ao vender oito milhões de wearables. A Apple segue a fabricante chinesa bem de perto, com 7,9 milhões de unidades vendidas no período e uma quota de 19,3%, que cresceu quase 30% no último ano. O top 5 do mercado de wearables fecha com a Samsung, que registou o crescimento mais significativo (114,1%) entre o segundo trimestre de 2020 e o mesmo período de 2021.
A Canalys sublinha que as funcionalidades que permitem monitorizar parâmetros relacionados com a saúde se têm afirmado cada vez mais como o grande diferenciador destes dispositivos A empresa de estudos de mercado defende, por isso, que as marcas com maior potencial de sucesso serão aquelas que conseguirem continuar a diferenciar-se nestas caraterísticas.
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