No último domingo, os 17 milhões de habitantes de Shenzhen, que liga Hong Kong ao sul da China, foram colocados em confinamento, após a notificação de 66 novos casos de COVID-19. O novo surto obrigou ao encerramento das fábricas da Foxconn em Shenzhen, obrigando os seus 200 mil trabalhadores a realizarem testes.

A Foxconn é uma das principais fabricantes de equipamentos da Apple, mas segundo os analistas da J.P. Morgan, a nova suspensão das operações da fábrica não deverão ter um grande impacto na produção de iPhones. “Acreditamos que o impacto do confinamento de Shenzhen na produção de iPhones será limitado a um máximo de 10% da sua produção global, devido à época baixa e uma pequena produção na cidade”, referiu o analista Gokul Hariharan, citado pela Reuters.

Novo surto de COVID-19 na China obriga ao encerramento das fábricas da Foxconn em Shenzhen
Novo surto de COVID-19 na China obriga ao encerramento das fábricas da Foxconn em Shenzhen
Ver artigo

A J.P. Morgan referiu que a própria região de Shenzhen representa menos de 20% de toda a capacidade de produção de iPhones, sendo que a maioria das fábricas estão localizadas em Zhengzhou. Mesmo no geral, o encerramento da produção nas fábricas de Shenzhen não terão grande impacto na produção de semicondutores, mas poderá afetar os componentes relacionados com os painéis LCD.

As novas restrições na China já obrigaram outras fábricas a serem suspensas, incluindo as fabricantes de automóveis Toyota e Volkswagen. Apesar das novas medidas não anteciparem uma necessidade de a indústria reforçar stock de componentes, devido às suspensões, foi deixado um aviso que eventuais encerramentos na região de Xangai poderão ser mais disruptivos.

As autoridades ordenaram aos habitantes da cidade Shenzhen, que abriga as gigantes tecnológicas Huawei e Tencent, que permaneçam em casa para controlar um surto da variante Ómicron que, nos últimos dias, já levou ao encerramento de lojas não essenciais e restaurantes.

De recordar que a Apple vai lançar na próxima sexta-feira, dia 18 de março, o novo iPhone SE, juntamente com novas variações de cor do iPhone 13. O novo iPhone SE recebe o processador A15 Bionic, que é o mesmo chip do iPhone 13.