O cancelamento do MWC2020 devido à ameaça do Coronavírus (Covid-19) baralhou os planos de muitas empresas, e em Barcelona, onde se esperava uma multidão de gente, acabou por ficar um deserto, como o SAPO TEK comprovou.

A TCL era uma das empresas que tinha conferência marcada para o fim de semana antes da feira abrir, como é habitual, e acabou por remeter as novidades para mais tarde, fazendo ainda assim algumas entrevistas com um grupo reduzido de jornalistas, a quem apresentou as novidades, algumas com embargo até ao mês de março.

Os TCL 10, que o SAPO TEK já viu na CES, estão entre os equipamentos que vão chegar à Europa nos próximos meses, reforçando a oferta da empresa em nome próprio que lançou na IFA2019 com o TCL Plex, mas não se sobrepondo à marca Alcatel.

Stefan Streit, diretor geral de marketing da TCL, partilhou com o SAPO TEK uma visão muito clara da estratégia para cada um dos segmentos. “A marca Alcatel continua e é muito importante para nós. Tem um posicionamento muito específico no segmento de valor, mas tem limites. Aqui é difícil lançarmos, por exemplo, um smartphone 5G”, explica. “A TCL vive numa gama acima da que temos na Alcatel, num “premium mid sector”, com muita qualidade e inovação tecnológica mas a preços acessíveis”, reforça.

Em relação às notícias recentes do abandono da marca BlackBerry, Stefan Streit diz que foi uma separação por mutuo acordo entre as duas partes. “Não podemos dizer mais do que o que foi avançado no anúncio, mas o acordo com a BlackBerry não tinha só a marca, havia licenciamento de tecnologia e obrigações de I&D”, afirma, contrapondo que com a marca Alcatel há maior liberdade no licenciamento.

Em relação ao reforço da gama de smartphones TCL o diretor de marketing remete para mais tarde a divulgação de pormenores sobre os telefones, mas confirma um modelo 5G para o fim do primeiro semestre, a um custo abaixo dos equipamentos que estão a chegar ao mercado, e que são quase todos de topo de gama. Mas o reforço do posicionamento da marca faz-se também nas linhas complementares, como os auriculares sem fios e os headphones, e a linha de IoT que vai ser alargada com marca TCL.

A empresa está também a estender à Europa a linha de eletrodomésticos, como os frigoríficos e máquinas de lavar, mas passo a passo, sem pressas, garante Stefan Streit, por isso ainda não tem data para chegar a Portugal

Flexíveis, extensíveis e roláveis: os novos smartphones passam por aqui

O SAPO TEK já teve oportunidade de ver vários protótipos de smartphones de ecrãs flexíveis e dobráveis da TCL, mas agora a marca estará a preparar um modelo de ecrã extensível, que se enrola, e do qual Stefan Streit não quis adiantar pormenores. “Já trabalhamos com ecrãs flexíveis há muitos meses e o que vemos é que os que já estão no mercado ainda não oferecem uma boa experiência, são muito caros e os consumidores ficam desiludidos”, explicou ao SAPO TEK. “Queremos que, quando chegarmos ao mercado, possamos diferenciar-nos por oferecer uma boa experiência, e a um custo acessível”, adianta ainda.

A TCL acredita que os ecrãs flexíveis são uma grande oportunidade de inovação no mercado e tem uma série de protótipos que está a experimentar, e que podem tornar-se em produtos comerciais, mas não para já. “A TCL é uma marca jovem. Temos de construir a nossa marca […]não queremos ser os primeiros, não temos de nos apressar”, justifica o diretor de marketing.

Os preços destes produtos são ainda muito altos – alguns com valores acima dos 2.500 euros, como o Mate Xs. “Não queremos cobrar valores muito altos, mas trazer tecnologia a um preço acessível, o que é a nossa estratégia para a marca TCL”, diz o responsável da marca.

E o que é o preço acessível? Depende do formato e do tamanho do ecrã, mas também da massificação, mas Stefan Streit acredita que terá de ficar à volta dos 1.000 euros.

Com esta estratégia, não será tão cedo que vamos ver um TCL dobrável, ou de enrolar, no mercado. “Na primeira metade do próximo ano vamos ter produtos interessantes para mostrar”, garante o diretor de marketing ao SAPO TEK, adiantando que será com o tipo de boa experiência para o consumidor, o preço certo e uma experiência com significado.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.