Hoje em dia, é muito difícil ou até mesmo impossível manter todas as informações relativas a um novo topo de gama fora do alcance dos jornalistas até à altura do seu lançamento. Quer sejam equipamentos da Apple, Samsung, HTC ou da Huawei, todos estão na mira dos rumores que reduzem o suspense no dia oficial da apresentação do equipamento.

Esta semana houve várias informações não oficiais a surgir na imprensa relativas a diversos equipamentos de algumas das principais marcas tecnológicas. Vamos passar os mais relevantes em revista:

Samsung Galaxy S6: mas há algo que ainda falte saber?
Tanto os equipamentos da linha Galaxy como o iPhone são provavelmente os smartphones mais difíceis de produzir sem que vão existindo os chamados "leaks" aqui e ali. Esta semana, houve várias informações relativas ao novo equipamento da gigante sul-coreana, incluindo até a data de lançamento.

Design

De acordo com uma renderização que apareceu no Twitter, e cuja veracidade foi confirmada pela SamMobile, o jack para os auscultadores deverá passar para a parte inferior, ao lado da entrada micro USB.

Já na parte traseira, tanto o sensor de batimentos cardíacos como o flash deverão passar para o lado da câmara, ao invés de se fixarem em baixo, como sugerem as capas já fabricadas para o equipamento pela Verus.

O novo topo de gama da Samsung poderá também vir bastante mais fino do que o seu antecessor. Os esquemas divulgados pela UnderKg mostram que, mesmo que o ecrã chegue com as mesmas dimensões, o corpo do aparelho virá mais alto e com uma espessura de 6,91 milímetros - tal como o iPhone 6 -, batendo os 8,1 milímetros do Galaxy S5. A lateral deverá ser de metal, "copiando" as linhas do Galaxy Alpha.

Especificações

De nada serve um smartphone ser apelativamente elegante se depois deixa o utilizador "na mão" quando chega a altura de executar as tarefas mais pesadas do dia-a-dia. Neste campo, o S6 não deverá desiludir, pelo menos segundo os rumores avançados pelo site BGR. Estas são as especificações avançadas:

Ecrã: Quad HD de 5.1 polegadas
Processador: octa-core de 64 bits
Câmara traseira: 20 megapíxeis
Câmara frontal: 5 megapíxeis
Armazenamento interno: 32, 64 ou 128 GB
Bateria: 2550 mAh

Apesar de não ser referido nesta lista, outras fontes indicam ainda que o dispositivo terá 3 GB de memória RAM e que o processador vai ser um Exynos, da própria Samsung, e não a última versão do Qualcomm Snapdragon, uma opção que a tecnológica terá descartado devido a problemas de sobreaquecimento.

Na expectativa está também um ecrã Super AMOLED com uma resolução de 2560x1440 (576 pixeis por polegada) com a quarta versão do Gorilla Glass, oferecendo uma resistência que se promete sem precedentes.

Por fim, destaque para o botão na parte frontal, que se espera venha com um sensor biométrico que dispensa um deslizar de dedo para funcionar: bastar o dedo para desbloquear o equipamento.

Preços e modelos

Como já deve calcular, o Samsung Galaxy S6 não irá estar ao alcance de todas as carteiras. Segundo o site Android Pit, o modelo-base, de 32 GB, irá custar à volta de 749 euros na Europa, podendo ascender aos 949 euros na versão de 128 GB.

Contudo, importa também notar que foram revelados preços de um suposto segundo modelo da linha Galaxy (entre os 849 e os 1049 euros) que poderá ser apresentado em conjunto com o S6: o S Edge.
Durante a IFA 2014, a Samsung surpreendeu tudo e todos com o Note Edge, um equipamento semelhante ao Note 4 mas com a particularidade de vir com um segundo ecrã, curvo, na lateral do equipamento.

O S Edge poderá chegar como seu sucessor. A confirmar-se, esta pode ser de resto a grande resposta ao enigma que a Samsung colocou no convite para a keynote que irá organizar no Mobile World Congress, dia 1 de março, onde aparece nada mais que uma linha com duas pequenas curvaturas:


iPad Pro poderá vir com ecrã 12,9 polegadas
Há muito que se especula sobre a possível chegada de um iPad com um ecrã superior a 9,7 polegadas. A Apple não revelou informações em relação a um possível tablet maior durante a sua última apresentação, em setembro, mas novas informações que chegam da rede social Weibo podem revelar um pouco mais sobre o que está para vir.


Segundo o que foi dito, o novo iPad irá chamar-se iPad Plus - e não Pro, para não entrar em conflito com a linha Surface - e terá um ecrã de 12,9 polegadas, com resolução 2K e uma camada de antirreflexo. Apesar de grande, espera-se uma espessura em torno dos 7 milímetros, semelhante à do iPhone 6, e uma enorme bateria de 11 mil mAh no seu interior. O peso não deverá ultrapassar os 700 gramas.

HTC One M9 terá versão dourada

A HTC escolheu o mesmo dia da Samsung para a apresentação do seu novo topo de gama, cujas especificações já eram em parte conhecidas. O principal destaque até ao momento vai para o abandono da "dual camera" na parte traseira, que passará a contar com um sensor de 20 megapixéis.

Mas agora, as imagens mais recentes mostram uma nova versão da linha de equipamentos da HTC que até então não era conhecida: a cor dourada. O modelo, que ainda não desvenda o mistério que é a constituição da frente do equipamento, foi obtido pelo site NoWhereElse:


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.