Novas previsões da Consumer Technology Association (CTA), a associação que organiza a Consumer Electronics Show (CES) nos Estados Unidos, dão a conhecer que o número de smartphones 5G enviados para as lojas em 2021 pode ultrapassar os 106 milhões de unidades, numa subida de 530% face ao ano anterior. Ao todo, espera-se que a venda dos equipamentos registe um crescimento de 404%, gerando receitas na ordem dos 61 mil milhões de dólares.
Para lá dos smartphones com suporte a redes móveis de quinta geração, que registarão um crescimento exponencial à medida que a procura continua a aumentar, os dados da CTA indicam que o número de unidades de smartphones enviados para as lojas contará com um aumento de 10%, ascendendo aos 154 milhões de unidades, e com receitas de 73 mil milhões de dólares, correspondendo a um crescimento de 15% em relação a 2020.
O número de auriculares, como os AirPods da Apple ou os Galaxy Buds da Samsung, enviados para as lojas também registará um forte crescimento, com 88 milhões de unidades e receitas de 8,7 mil milhões de dólares.
Olhando para o mercado norte-americano, onde muitos trabalhadores continuam a executar as suas funções remotamente, a CTA espera que o crescimento do mercado de portáteis continue neste ano apesar da crise dos chips, com 76 milhões de unidades distribuídas e 45 mil milhões de dólares em receitas, num aumento de 9% e 11%, respetivamente.
De modo geral, espera-se que as receitas resultantes de vendas por parte da indústria tecnológica norte-americana alcancem a marca dos 487 mil milhões de dólares em 2021, num crescimento de 7,5%, graças à elevada procura dos consumidores por equipamentos tecnológicos para o trabalho, escola ou como complemento dos seus estilos de vida.
Por exemplo, as receitas geradas pela venda de tecnologias na área da saúde e fitness poderão chegar aos 13 mil milhões de dólares neste ano. A procura por equipamentos de fitness para o lar contará com 2 milhões de unidades de equipamentos a serem enviados para as lojas, crescendo 43% face ao ano anterior, assim como com receitas na ordem dos 3,9 mil milhões de dólares, num aumento de 40%.
Já os equipamentos na área da saúde, como termómetros inteligentes, oxímetros e medidores de pressão arterial, contarão com um aumento de 23% no número de unidades distribuídas, com 13 milhões, e com um de 17% nas receitas geradas, que chegarão aos 740 milhões de dólares.
Segundo dados avançados pelo website Venture Beat, a CTA prevê que o número de televisores enviados atinja a marca dos 45 milhões de unidades, com receitas na ordem dos 24 mil milhões de dólares.
As perspetivas para este ano afiguram-se ligeiramente diferentes no que toca ao gaming. De acordo com a CTA, o mercado dos videojogos pode registar um decréscimo de 2% nas receitas, totalizando 48 mil milhões de dólares.
Porém, o número de consolas enviadas para as lojas registará um aumento de 6%, com um total de 19 milhões de unidades e receitas de 6 mil milhões de dólares, num crescimento de 18%.
Além disso, a distribuição de equipamentos de realidade virtual e aumentada poderá crescer 30%, alcançando a marca dos 2,7 milhões de unidades enviadas para as lojas. Aqui, espera-se que as receitas aumentem 34%, ultrapassando mil milhões de dólares.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Infinity Nikki chegou e é considerado um dos mais belos jogos para smartphones -
Site do dia
Video Ocean é uma plataforma de IA para converter imagens e texto em vídeo -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários