A atualização do sistema operativo Android para a nova versão Nougat poderá ser uma possibilidade efetiva já este mês, conforme referem alguns rumores que circulam na internet desde o último fim de semana.

É mais uma vez Evan Blass que avança a informação “privilegiada”. O famoso leaker usou a sua conta no Twitter para dizer que a versão 7.0 do Android pode chegar já em agosto (junto com a atualização de segurança prevista para este mês), quando na cronologia da Google está estipulado que tal aconteça apenas “no final do verão”. E vai um pouco mais longe, afirmando que o Nexus 5 não estará entre os primeiros modelos a poderem receber o Android Nougat.

São normalmente os smartphones da Google que primeiro recebem “permissão” para instalar as releases finais de cada versão do Android e espera-se o mesmo cenário também desta vez. Daí a previsão de lançamento do Nougat no final do verão, altura em que também se perspetiva a chegada dos novos Nexus, que estão em produção por parte da HTC.

De acordo com o site TechRadar, serão os smartphones da Google os primeiros a poderem instalar o Nougat, nomeadamente o Nexus 9 já este mês, bem como os modelos Nexus 5P, Nexus 6 e Nexus 6P. Isto segundo as informações possíveis de obter através da versão beta do Nougat, que a mesma fonte tem estado a experimentar ao abrigo do programa Android One.

O modelo Nexus 5 está realmente fora dos testes que já são possíveis de fazer com estes smartphones da Google, mas é certo que os equipamentos mais utilizados do momento receberão de facto a versão Nougat, só não se sabe quando ao certo. Se o seu smartphone é um dos mais vendidos por parte das maiores marcas, vai ter de esperar uma semanas a mais do que acontecerá com os donos de equipamentos Nexus.

Entretanto, vários sites internacionais garantem que o LG V20, sucessor do V10, chega já em setembro e com a mais recente versão do sistema operativo Android instalado de raíz, o que pode ajudar a provar que os novos e mais vendidos smartphones de cada uma das principais marcas vão poder contar com a Nougat muito em breve.

Apesar de a maior parte dos equipamentos Android não terem ainda sequer a versão 6.0 instalada (é o 5.0 Lollipop que mais “impera”, com presença em cerca de 35% dos dispositivos móveis), há uma enorme expetativa em torno na nova versão Nougat