Dias depois do Facebook revelar ao mundo os seus óculos inteligentes, desenvolvidos em parceria com a Essilor Luxottica, a Xiaomi apresenta agora o seu primeiro projeto nesta área. Embora a fabricante ainda não tenha planos para coloca-los à venda, os Xiaomi Smart Glasses afirmam-se como um novo conceito de óculos inteligentes e destacam-se pelo suporte a funcionalidades de realidade aumentada.

Por fora, o equipamento apresenta um aspeto semelhante a um par de óculos comum, mas dispõe de tecnologias que darão ao utilizador a possibilidade de visualizar mensagens e notificações diretamente nas lentes, assim como de fazer chamadas, aceder a informações de navegação, captar fotos e traduzir texto em tempo real.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre os Xiaomi Smart Glasses

A Xiaomi explica que os óculos contam com um sistema de imagem com tecnologia MicroLED, que afirma ter uma “maior densidade de pixéis e um maior tempo de vida útil”, tudo enquanto apresenta uma estrutura mais simples, permitindo também um display mais compacto e uma melhor integração.

O chip utilizado para alimentar sistema conta com uma dimensão de apenas 2,4 mm por 2,02 mm, o equivalente ao tamanho de um grão de arroz. Para permitir que entre uma quantidade de luz adequada pela complexa estrutura ótica do dispositivo, a Xiaomi optou pela utilização de painéis monocromáticos nas lentes, capazes de atingir um pico de brilho de 2 milhões de nits.

Veja os Xiaomi Smart Glasses em ação

A própria estrutura da superfície interior das lentes foi concebida para dissipar a luz, de modo a não causar um impacto negativo nos olhos do utilizador. Ao todo, os Xiaomi Smart Glasses integram 497 componentes, incluindo mini sensores e módulos de comunicação, um processador ARM, uma bateria, assim como microfones, altifalantes e uma câmara de 5 MP.

Para a fabricante, o equipamento não é apenas um “segundo ecrã” para o smartphone, mas sim um terminal inteligente e independente, capaz de correr uma versão própria do sistema operativo Android e com suporte ao assistente inteligente XiaoAi.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.