No evento onde apresentou os seus trunfos de 2019, a Apple deu a conhecer a 7ª geração do iPad e um novo sistema operativo para alguns destes modelos, que deixam de integrar o iOS e passam a contar com o iPadOS. Apesar de a data inicial de lançamento ser de 30 de setembro, a empresa da maçã decidiu diminuir o tempo de espera dos entusiastas e é já amanhã, 24 de setembro, que vão poder contar com um SO exclusivo para o dispositivo da Apple.

iPhone 11: Mais cores, mais câmaras, um novo design e uma versão Pro
iPhone 11: Mais cores, mais câmaras, um novo design e uma versão Pro
Ver artigo

Com este SO, os utilizadores de iPads podem agora contar com acessos mais rápidos às aplicações, que passam também a ser mais, como também um novo nível de multitasking. A partir desta terça-feira pode trabalhar entre vários projetos ao mesmo tempo de uma forma organizada e dividida ao longo do ecrã. Destaque também para um update no teclado que passa a estar pela primeira vez disponível em full-size e novas funcionalidades da Apple Pencil, que passa a permitir, por exemplo, fazer printscreens.

Ao todo são 11 os modelos que vão passar a integrar este SO. O iPadOS vai integrar as versões de 9,7 polegadas a 12,9 do iPad Pro e os iPads da 5ª à 7ª geração. O iPad mini (5ªgeração), iPad mini 4, o iPad Air (3ª geração) e o iPad Air 2 são os restantes da lista que vão poder contar com este SO.

Com um peso de 1 kg, o iPad de 7ª geração integra o A10 Fusion chip, num modelo que terá uma opção "inteligente" que permite uma conexão aos acessórios opcionais. Com um ecrã de 10,2 polegadas e quase 3,5 milhões de pixeis, o iPad está disponível a partir dos 399 euros a partir de 30 de setembro.

E apesar de o iOS 13.0 ter sido lançado no final da semana passada, a Apple prepara-se para deixar já disponível a partir de amanhã a versão 13.1. O objetivo é corrigir alguns bugs, como a vulnerabilidade que contorna o ecrã de bloqueio e dá acesso aos contactos do iPhone.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.