A próxima geração do sistema operativo do iPhone e iPad tinham como principal atrativo as funcionalidades de inteligência artificial. A Apple Intelligence pretende ser a primeira fase da estratégia da gigante tecnológica no campo da IA, em estreia com o iOS 18 e iPadOS 18. Mas segundo reporta a Bloomberg, essas funcionalidades vão chegar mais tarde, perdendo o lançamento inicial da família iPhone 16.
De acordo com fontes ligadas ao assunto, a Apple prevê uma atualização do sistema operativo para outubro, introduzindo as funções de IA, ganhando algumas semanas adicionais para refinar as ferramentas inteligentes depois do lançamento em setembro. Essas mesmas funcionalidades vão estão disponíveis em beta para developers, pela primeira vez, esta semana, na versão iOS 18.1 e iPadOS 18.1.
Esta decisão é vista como atípica pela Apple, pois por norma não lança antevisões de atualizações de uma nova versão do sistema operativo antes desta estar disponível publicamente, refere a publicação. Fica subentendido que a Apple não quer arriscar a estreia da tecnologia de IA, pedindo ajuda aos developers para refinar as ferramentas.
A Apple está a tratar a IA com delicadeza, tendo revelado a estratégia durante a WDC 2024 em junho, apostando num assistente Siri mais inteligente graças à parceria realizada com a OpenAI. O objetivo é tornar o assistente mais intuitivo e fácil de usar, mais personalizado no contexto baseado na informação pessoal do utilizador. As questões da privacidade são prioritárias para a empresa liderada por Tim Cook.
A Siri com “Inteligência Apple” promete uma experiência mais intuitiva e eficiente. Entendendo melhor o contexto pessoal dos utilizadores, a assistente virtual será capaz de realizar ações complexas, como editar fotos entender o que está a ver no ecrã ou até mesmo ajudar a encontrar “aquele podcast” enviado por um amigo como sugestão há uns tempos. A IA vai ajudar a ordenar a prioridade de notificações, assim como sumários de websites ou notas de voz, introdução de ferramentas para melhorar a escrita. A integração do ChatGPT da OpenAI já levou Elon Musk a afirmar que vai banir o iPhone das suas empresas, caso se confirme a parceria.
Já a versão “definitiva” de uma Siri com inteligência de nova geração apenas chega em janeiro de 2025 para os programadores puderem testar as suas funcionalidades, antes do lançamento público depois da primavera. O roadmap previsto inicialmente indicava que esta versão chegasse com o iOS 18.4, mas visto que houve adiamentos na fase inicial, estes planos podem agora estar também comprometidos. Ou seja, a Apple pretende adicionar gradualmente a IA no sistema operativo, prevendo-se para bem mais tarde no próximo ano muitos dos recursos mais avançados, tais como a capacidade de realizar ações dentro de apps.
Depois de lançar a Apple Intelligence no iPhone e iPad, o sistema vai chegar aos computadores Mac, assim como para o headset Vision Pro, mas ainda sem uma data prevista.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários