Revelado na edição de 2023 da WWDC, o iOS 17 é a próxima geração do sistema operativo do iPhone. A Beta para developers já está disponível, com a versão pública a chegar em julho. A versão final do iOS 17 chega só no Outono, mas a Apple já disponibilizou a lista de modelos com suporte ao sistema operativo.

De acordo com a gigante de Cupertino, o iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X perdem o suporte ao iOS 17. A nova versão é compatível com todos os modelos desde o iPhone XR e XS, incluindo a segunda e terceira geração do iPhone SE.

Clique nas imagens para ver os modelos de iPhone compatíveis com o iOS 17

Que novidades chegam ao iOS 17?

Como realçou a Apple durante a apresentação na WWDC 2023, a mais recente geração do iOS foi concebida para ser mais pessoal e intuitiva. Em destaque está uma grande atualização a três aplicações centrais do sistema operativo do iPhone: Telefone, FaceTime e Mensagens.

A app do Telefone vai contar com uma nova identidade visual, mais focada na personalização, e para ajudar os utilizadores a fazerem decisões mais informadas na altura de atender chamadas, a Apple estreia a funcionalidade Live Voicemail.

Recorde as principais novidades do iOS 17 

Já o FaceTime passa a suportar mensagens de áudio e vídeo e as chamadas na aplicação vão ganhar mais animação com reações ativadas por gestos.

Nas mensagens, além de uma nova experiência de autocolantes e de mudanças na interface da aplicação, a funcionalidade CheckIn dá aos utilizadores a possibilidade de assegurarem aos seus entes queridos que chegaram bem a casa, ao trabalho ou a qualquer outro destino.

Clique nas imagens para ver as novidades que chegam ao iOS 17

Para facilitar a partilha de conteúdos, bastando aproximar dois iPhones ou um iPhone e um Apple Watch, o AirDrop vai contar com a funcionalidade NameDrop. O iOS 17 reforça também funcionalidades para agilizar o processo de escrita e, com a aplicação Journal é possível ter um diário pessoal para recordar todos os momentos marcantes da vida

Do iOS 17 ao MacOS Sonoma e WatchOS 10: Apple aposta em experiências mais pessoais e intuitivas
Do iOS 17 ao MacOS Sonoma e WatchOS 10: Apple aposta em experiências mais pessoais e intuitivas
Ver artigo

Em linha com os rumores que circulavam anteriormente, a funcionalidade StandBy transforma o iPhone num ecrã inteligente, permitindo apresentar imagens e informações úteis, sem esquecer o suporte de voz à Siri e, para a chamar, basta agora mencionar o seu nome.