A Apple comissionou um estudo para quantificar a receita obtida pelos programadores e marcas presentes na App Store, graças ao facto de poderem ligar-se aos seus clientes por esta via. Apurou um valor total de receita facilitada pela presença na App Store de 1,1 biliões de dólares, em 2022. A soma é a maior de sempre, ultrapassando pela primeira vez a marca do bilião de dólares, graças a um crescimento de 29% face ao ano anterior.

As contas apuradas pelo Analysis Group, também asseguram que 91% desta receita foi obtida fora da loja de aplicações e como tal não foi taxada pela Apple. Como se explica esse número? O estudo mostra que nos últimos anos, o peso das aplicações que permitem a compra de bens e serviços físicos cresceu exponencialmente. Essa é uma das principais bases para a conclusão.

Mais precisamente, calcula-se que 81% das receitas facilitadas pela presença na App Store estiveram associadas à venda de produtos e serviços físicos, através das respectivas aplicações, mais 34% que em 2021. Outros 10% resultaram de publicidade in-app, com receitas totais 24% acima de 2021, e 9% foram obtidas através da venda de bens e serviços digitais.

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Os dados apurados pelo estudo permitem ainda perceber que nas vendas de produtos e serviços, potenciadas por app para iOS, os programadores conseguiram aumentar a sua receita sobretudo em categorias que tiveram o acesso restrito durante a pandemia, como as viagens (com um crescimento de 84%) e os transportes. A receita associada à utilização de serviços como a Uber cresceu 45%, no ano passado.

Por regiões, foi na China que as receitas geradas pelo ecossistema Android mais pesaram. Avançaram 50% face a 2021, para 570 mil milhões de dólares. Por comparação, na Europa a App Store ajudou as marcas/programadores a gerarem receitas de 120 mil milhões de dólares e nos Estados Unidos receitas de 273 mil milhões.

Desde que foi lançada, a App Store promoveu 370 mil milhões de downloads. O número de aplicações disponíveis nestes 15 anos aumentou 123 vezes, para perto de 1,8 milhões. No final do ano passado, a App Store recebia 650 milhões utilizadores semanais, que descarregavam 15 vezes mais aplicações do que em 2008.

A pesquisa reuniu ainda outros dados, e revela que desde 2020 foram rejeitadas 950 mil apps por violarem a privacidade dos utilizadores. Foram desativadas 690 milhões de contas fraudulentas e bloqueadas 5 mil milhões de transações, com as mesmas características.

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