A Nokia começou o legado do Windows Phone com os olhos postos nos segmentos de equipamentos de alta e média gama com os Lumia 800 e 710. Aos poucos a tecnológica finlandesa deu conta de que precisaria de mudar de estratégia para fazer alguma mossa ao duopólio iOS-Android e começou a olhar para baixo - no preço dos equipamentos e nas condições financeiras dos utilizadores.

Dados divulgados pela AdDuplex, uma empresa especializada em ferramentas de publicidade em aplicações do Windows Phone, indicam que o Lumia 520, um smartphone de gama média-baixa, é atualmente o modelo mais popular com Windows Phone. O modelo representa 13,3% do mercado do sistema operativo, como relata o The Next Web.

O sucesso do equipamento estará ligado ao baixo preço de mercado que tem - cerca de 170 euros - e à aposta da empresa nórdica nos mercados emergentes.

Os terceiro e quarto modelos mais populares são o Lumia 620 e o Lumia 710, outros dois equipamentos que se enquadram na categoria de gama média, com 9,6% de quota de mercado cada. Na segunda aparece o Lumia 920, topo de gama da Nokia.

Noutros números revelados pela AdDuplex, a Nokia domina com 85% de taxa de utilização o mercado dos Windows Phone, sendo seguida pela HTC com 11,5%. As restantes fabricantes como a Samsung e Huawei têm uma expressão muito baixa no mercado dos equipamentos com o sistema operativo móvel da Microsoft.

Apesar de não ter permitido a atualização de milhões de dispositivos equipados com Windows Phone 7 para o Windows Phone 8, a última versão do sistema operativo é a mais popular ao marcar presença em 61% dos smartphones.

Nota de redação: foi corrigida uma gralha por sugestão dos leitores


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.