A Apptopia fecha o ano com a habitual compilação das aplicações que mais deram nas vistas ao longo dos últimos 12 meses e que, consequentemente, mais downloads geraram. São 15 tops que revelam tendências a nível global e nos Estados Unidos. Confirmam que o TikTok foi a app mais descarregada de 2021, sendo também a mais popular das aplicações sociais a nível global.

Segue-se o Instagram e é com redes sociais que o top 10 se preenche na maioria, com algumas exceções, como o serviço de música Spotify. Neste top das mais descarregadas de 2021 destaque ainda para mais uma app da chinesa Bytedance, a aplicação Capcut de edição de vídeo.

Nos jogos destaca-se o Roblox, mas continua a existir espaço para os clássicos com presença histórica neste top da Apptopia, como o Subway Surfers. Na categoria de entretenimento é possível constatar o que outros tops do ano também já mostravam: a Netflix conseguiu segurar a liderança, mesmo com uma concorrência cada vez mais forte. Nos Estados Unidos, no entanto, o serviço já foi ultrapassado pelo HBO Max.

Nos 30 tops da Apptopia é possível confirmar tendências também em vários segmentos específicos, como marketplaces, apps de pagamentos, de ativos digitais, música, educação, viagens ou apps que permitem encomendar comida, a que se juntam mais algumas categorias.

Na área da alimentação, uma das que mais cresceu em 2021 na internet, tanto na compra de comida como na encomenda de refeições. Aqui a liderança foi para a app do McDonalds, que conseguiu bater o popular Uber Eats. A McDonalds é igualmente líder no segmento QSR - apps que permitem encomendar comida que no final do dia iria para o lixo e que por isso é vendida a preços mais reduzidos.

A informação apurada combina dados do iOS e Android e inclui as versões Lite das aplicações que as têm. Apenas no que se refere à China, os dados compilados dizem apenas respeito ao iOS.  A Apptopia é especialista em soluções de monitorização e analítica para programadores de aplicações.