![3 exemplos de como a Google está a usar a Inteligência Artificial no Creative Lab](/assets/img/blank.png)
A capacidade criativa da Inteligência Artificial (IA) tem sido um dos pontos de maior debate quanto á utilização da tecnologia. Alguns casos foram já apontados como exemplos críticos, como a da fotografia que venceu um concurso, e as músicas geradas por IA já foram proibidas de concorrer aos Grammys, mas há muito potencial no uso das ferramentas para apoiar as equipas de design.
James Manyika, vice presidente sénior de Research, Technology & Society da Google, lembra que ao longo da história os humanos ultrapassaram sempre os limites do que é possível. "Todas as eras de descoberta e de inovação começaram com alguém a imaginar possibilidades. Isto também é verdade para a arte", refere num post publicado no blog da empresa.
O executivo faz o paralelo com a história da fotografia, e dos receios iniciais de que poderia ditar o fim da arte, quando aconteceu o contrário. "Livres da necessidade de reproduzirem a realidade com precisão, os pintores foram para novos locais o que levou ao surgimento do impressionismo, modernismo e muito mais. Ao mesmo tempo, a fotografia tornou-se uma forma de arte própria, entrelaçada e alimentada pela tecnologia", adianta.
"Na Google, vemos o mesmo potencial da IA para nos ajudar a conectar, a sermos mais produtivos e a libertar a nossa imaginação. E estamos entusiasmados com a interação com a criatividade humana – não para a substituir, mas para a melhorar, facilitar e para a libertar", sublinha James Manyika.
No Cannes Lions Festival, Robert Wong, vice-presidente do Google Creative Lab, partilhou exemplos de como a equipa está a usar ferramentas da IA, desenvolvidas pela Google Research, no seu trabalho.
São três os exemplos apontados, com uma a app experimental AI-Reply (que usa a PaLM 2 e a MakerSuite) a gerar rascunhos de respostas aos comentários dos utilizadores do YouTube para uma campanha social, no caso a Best Phones Forever, que foi lançada hoje.
O StyleDrop está a ser utilizado para criar logotipos e ícones criativos e inovadores, consistentes com a marca Google Android e o DreamBooth para treinar um modelo nas suas próprias imagens e gerar selfies infinitas, como as que são utilizadas na imagem deste artigo.
![Imagens criadas por IA usando o StyleDrop Imagens criadas por IA usando o StyleDrop](/assets/img/blank.png)
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
TwinMind funciona como um companheiro inteligente de produtividade no browser -
App do dia
Gov.pt junta aplicações de autenticação e carteira de documentos numa única app -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários