A DJI diz mesmo que este é um feito histórico para a aviação, sobretudo devido à elevada altitude a que foi realizado, entre 5,5 mil e 6 mil metros. O drone FlyCart 30 enfrentou as condições difíceis do Everest e transportou três garrafas de oxigénio e outros equipamentos para o campo base 1,  regressando com algum lixo e desperdícios.

A experiência foi feita com uma empresa local, certificada para expedições no Everest, e um guia Sherpa, e pode ajudar a transformar a forma como são transportados materiais para os campos, e removido o lixo que cada equipa produz na montanha.

O caminho entre o campo base e o Campo 1 está separado pelo Khumbu Icefall, considerado uma das áreas mais perigosas do Everest, com ventos fortes e temperaturas de 15 graus negativos. Tradicionalmente a responsabilidade de transportar os mantimentos, equipamento e o lixo acaba por recair nos guias Sherpa locais que podem ter de atravessar o gelo até 30 vezes em cada estação com as garrafas de oxigénio, tendas, comida e cordas.

Veja as imagens do teste de transporte com drones

Mingma Gyalje Sherpa explica que são necessárias muitas vezes 6 a 8 horas por dia para atravessar o gelo, e que no ano passado morreram três Sherpas. "Se não tens sorte, ou o tempo não está bom, podes perder a tua vida", sublinha.

Teoricamente os helicópteros podem voar nestas condições, mas são raramente usados devido aos riscos e custo das operações. Os drones podem ser um bom substituto e este voo de testes abre caminho a uma nova fase. O governo do Nepal contratou uma empresa de drones local para criar uma operação de entregas no lado sul do Everest que vai começar a operar a 22 de maio e o objetivo é garantir mais segurança e práticas sustentáveis.

O DJI FlyCart 30 foi escolhido para o projeto pelas suas características de resistência. O drone lançado em janeiro deste ano já foi usado noutros projetos no Japão e no México, assim como em fogos de montanha na Noruega e operações de investigação científica na Antártida.

Veja o vídeo da DJI sobre a operação no monte Everest