Desenvolvido pela Klein Vision na Eslováquia, o AirCar é um carro voador que, ao contrário da maioria dos projetos nesta área, que apostam em veículos eVTOL (electric vertical take-off and landing) mais parecidos com pequenos aviões, se destaca pelo seu aspecto semelhante a um automóvel com asas.
O projeto tem avançado rumo ao lançamento de uma versão comercial, com testes bem-suceddos pelo caminho, e, agora, prepara-se para uma nova fase através de um novo acordo. Em comunicado, a Klein Vision explica que o acordo prevê a venda de uma licença para a produção dos carros voadores à chinesa Hebei Jianxin Flying Car Technology Company.
Através do acordo, cujos valores não foram divulgados, a fabricante passa a ter os direitos exclusivos para a produção e distribuição dos veículos, recorrendo à tecnologia desenvolvida pela Klein Vision, numa região específica da China.
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Com um peso de 1.100 quilos, o AirCar é um veículo aéreo capaz de transportar dois passageiros e cargas adicionais até 200 quilogramas. O modelo é alimentado por um motor BMW 1.6l de 140 cavalos, contando com uma autonomia de viagem de 1.000 quilómetros.
O veículo é capaz de circular na estrada como um automóvel mais “tradicional”. Para levantar voo, o AirCar abre as suas asas, através de um mecanismo que as estende e retrai. De acordo com a empresa, o AirCar consegue levantar voo num espaço de 300 metros, atingindo uma velocidade de 200 quilómetros por hora.
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A Klein Vision não é a única a desenvolver carros voadores com um aspecto semelhante a um automóvel. A Alef Aeronautics, que esteve em destaque durante a edição de 2024 do Mobile World Congress, também tem um projeto em desenvolvimento, com o objetivo de dar início à comercialização dos seus veículos no final de 2025, por um preço de 300 mil dólares.
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O Model A é um veículo eVTOL e, além de voar, também pode navegar pelas estradas. O veículo conta com uma autonomia de 320 quilómetros em estrada e de 177 quilómetros em voo e dispõe de um sistema de propulsão elétrico, sem hélices à vista, que trabalha em combinação com um conjunto de sensores e estabilizadores, além de software.
No ano passado, a empresa conseguiu aprovação da Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) para dar início aos testes com o protótipo de tamanho real do Model A.
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