Foram muitas as imagens partilhadas ao longo dos últimos seis meses, a bordo da Estação Espacial Europeia (ISS na sigla em inglês) e nada melhor do que um vídeo gravado em 4K, para a despedida. Assim o entendeu Thomas Pesquet.

O astronauta francês da Agência Espacial Europeia (ESA) é o “guia” de um passeio de 25 minutos pelos recantos da ISS, publicado dois dias antes do regresso à Terra, no YouTube. Longe de ser a primeira vez que a estação espacial é mostrada por dentro, a gravação destaca-se pela qualidade da imagem e áudio.

Durante o passeio guiado é possível conhecer os diferentes módulos da Estação Espacial Internacional, com o objetivo de mostrar como os astronautas vivem no espaço durante as suas missões. Thomas Pesquet começa pelo módulo de serviço russo, mostrando o espaço para apontar casa de banho, quartos, passadeira para exercício físico ou o forno para aquecer comida.

Equipa do primeiro filme gravado no Espaço volta à Terra após 12 dias na Estação Espacial Internacional
Equipa do primeiro filme gravado no Espaço volta à Terra após 12 dias na Estação Espacial Internacional
Ver artigo

Ao longo da tour destacam-se os inúmeros equipamentos que “forram” as paredes da ISS, quase sem deixar espaço vazio visível, para aproveitar tudo ao máximo. Notam-se igualmente as barras onde os astronautas se podem segurar para melhor se movimentarem dentro das instalações.

O astronauta francês vai apontando alguns equipamentos essenciais, comentando as suas funcionalidades. Uma parte da ISS que não podia faltar é a Cupola, claro. Ao longo de toda a viagem poderá ver a imagem da ISS em perspetiva - no canto inferior esquerdo -, com o local assinalado onde Thomas Pesquet está a gravar.

A equipa da missão Crew-2 da qual Thomas Pesquet fazia parte, entretanto, já regressou à Terra, para dar lugar à chegada da Crew-3. O astronauta da ESA, juntamente com os seus colegas da NASA, Shane Kimbrough e Megan McArthur, e da JAXA, Akihiko Hoshide tinham partido a 23 de abril, para uma missão de seis meses.

365 dias em missão no espaço condensados num vídeo de 60 segundos 
365 dias em missão no espaço condensados num vídeo de 60 segundos 
Ver artigo

Somando a atual missão e a anterior, em 2016, o astronauta francês completou um ano inteiro passado no Espaço, data que fez questão de assinalar, com um vídeo partilhado no Twitter.

De resto, foram sempre muitas as imagens que ilustraram a estadia de Thomas Pesquet a bordo da ISS, como as recentes as auroras captadas sobre a América do Norte e Canadá, classificadas como “as mais deslumbrantes de toda a missão” e muitas outras incríveis, da “normal” vista do espaço sobre a Terra.

Clique nas imagens para mais detalhes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.