Foram muitas as imagens partilhadas ao longo dos últimos seis meses, a bordo da Estação Espacial Europeia (ISS na sigla em inglês) e nada melhor do que um vídeo gravado em 4K, para a despedida. Assim o entendeu Thomas Pesquet.
O astronauta francês da Agência Espacial Europeia (ESA) é o “guia” de um passeio de 25 minutos pelos recantos da ISS, publicado dois dias antes do regresso à Terra, no YouTube. Longe de ser a primeira vez que a estação espacial é mostrada por dentro, a gravação destaca-se pela qualidade da imagem e áudio.
Durante o passeio guiado é possível conhecer os diferentes módulos da Estação Espacial Internacional, com o objetivo de mostrar como os astronautas vivem no espaço durante as suas missões. Thomas Pesquet começa pelo módulo de serviço russo, mostrando o espaço para apontar casa de banho, quartos, passadeira para exercício físico ou o forno para aquecer comida.
Ao longo da tour destacam-se os inúmeros equipamentos que “forram” as paredes da ISS, quase sem deixar espaço vazio visível, para aproveitar tudo ao máximo. Notam-se igualmente as barras onde os astronautas se podem segurar para melhor se movimentarem dentro das instalações.
O astronauta francês vai apontando alguns equipamentos essenciais, comentando as suas funcionalidades. Uma parte da ISS que não podia faltar é a Cupola, claro. Ao longo de toda a viagem poderá ver a imagem da ISS em perspetiva - no canto inferior esquerdo -, com o local assinalado onde Thomas Pesquet está a gravar.
A equipa da missão Crew-2 da qual Thomas Pesquet fazia parte, entretanto, já regressou à Terra, para dar lugar à chegada da Crew-3. O astronauta da ESA, juntamente com os seus colegas da NASA, Shane Kimbrough e Megan McArthur, e da JAXA, Akihiko Hoshide tinham partido a 23 de abril, para uma missão de seis meses.
Somando a atual missão e a anterior, em 2016, o astronauta francês completou um ano inteiro passado no Espaço, data que fez questão de assinalar, com um vídeo partilhado no Twitter.
De resto, foram sempre muitas as imagens que ilustraram a estadia de Thomas Pesquet a bordo da ISS, como as recentes as auroras captadas sobre a América do Norte e Canadá, classificadas como “as mais deslumbrantes de toda a missão” e muitas outras incríveis, da “normal” vista do espaço sobre a Terra.
Clique nas imagens para mais detalhes
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários