Depois de passar os últimos 12 dias na Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês), a equipa do filme russo The Challenge, o primeiro a ser parcialmente filmado no Espaço, já regressou à Terra. Ao produtor Klim Shipenko e à atriz Yulia Peresild juntou-se o cosmonauta Oleg Novitskiy, da Roscosmos, que estava na ISS desde abril e que conta também com uma participação no filme.

No último sábado, a equipa regressou à Terra a bordo da nave espacial Soyuz MS-18, aterrando com sucesso no Cazaquistão, após uma viagem de cerca de três horas. Ao longo dos próximos 10 dias, o trio passará por um programa de reabilitação desenhado para ajudá-los a recuperar dos efeitos da estadia no Espaço.

Clique nas imagens para mais detalhes

No filme, a atriz Yulia Peresild interpreta o papel de uma cirurgiã que viaja até à ISS para salvar a vida de um dos membros da tripulação, representado por Oleg Novitskiy. O processo de gravações não terminou na Estação Espacial: o próprio momento de chegada à Terra, que faz parte das cenas do filme, também foi captado por uma equipa de filmagem.

A par da Rússia, que está agora à frente na “corrida” da cinematografia espacial, os Estados Unidos também pretendem avançar com a criação de um filme gravado no Espaço.

NASA confirma que está a trabalhar no primeiro filme a ser gravado no espaço
NASA confirma que está a trabalhar no primeiro filme a ser gravado no espaço
Ver artigo

Em maio do ano passado, Jim Bridenstine, administrador da NASA, deu a conhecer que a agência espacial norte-americana estava a desenvolver o projeto, com a ISS a ser um dos cenários da película e com o ator Tom Cruise a participar no projeto.

Para lá da 7ª arte, o regresso do cosmonauta Oleg Novitskiy, que passou um total de 191 dias na ISS, à Terra simbolizou também o fim da Expedition 65. Abordo da Estação está agora a tripulação da Expedition 66, composta por Shane Kimbrough, Megan McArthur e Mark Vande Hei da NASA; Akihiko Hoshide da JAXA, Anton Shkaplerov e Pyotr Dubrov da Roscosmos; e Thomas Pesquet da ESA.

Se tudo correr como planeado, ainda no final deste mês, a tripulação da Crew-3, o terceiro voo comercial da SpaceX, vai juntar-se aos astronautas da ISS. Os astronautas vão viajar na Crew Dragon da empresa de Elon Musk, marcando a primeira missão do astronauta alemão da ESA, Matthias Maurer. A bordo vão estar ainda Kayla Barron, Thomas Marshburn e Raja Chari da NASA.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.