Um novo vídeo mostra o Tesla Model 3 Performance a deslocar-se entre São Francisco e Los Angeles, nos Estados Unidos, praticamente sem intervenção humana, graças ao modo Full Self-Driving (FSD), que ainda está em beta.

O vídeo foi acelerado para comprimir a viagem de cerca de 600 quilómetros. No entanto, continua a ser fácil analisar as decisões de mudanças de direção do veículo através do ecrã touchscreen do carro totalmente elétrico.

A única intervenção humana aparente durante a viagem surge quando o veículo se aproximou de alguns destroços na estrada. Na descrição do vídeo no canal de YouTube Whole Mars Catalog, o condutor esclarece que os destroços "surgiram de forma repentina depois de um carro se ter desviado". Por isso, "não podia esperar para confirmar se o FSD iria evitá-los e tive que me certificar em contorná-los".

Veja na galeria o Tesla Model 3 

De notar também que o condutor fala num "comportamento estranho" do veículo, que se mudou, durante a viagem, para uma via ao lado. Admitindo que deveria ter intervindo, o condutor garante que estava atento e sentiu que era seguro continuar sem assumir o controlo.

No canal de YouTube, o condutor refere que a viagem não foi perfeita. Ainda assim, "foi um marco tão impressionante que tive de o partilhar de qualquer forma", escreve.

Tesla lança Full Self-Driving em versão beta mas pede cautela aos condutores

A Tesla iniciou o lançamento da beta do FSD limitado no final de outubro 2020. Na altura, a empresa garantiu, no entanto, que o recurso requer uma cautela extra dos condutores, alertando-os para manterem as mãos no volante e os olhos na estrada enquanto o veículo estiver a circular.

Elon Musk ultrapassou Mark Zuckerberg e Bill Gates tornando-se o segundo mais rico do mundo
Elon Musk ultrapassou Mark Zuckerberg e Bill Gates tornando-se o segundo mais rico do mundo
Ver artigo

O FSD oferece recursos adicionais de assistência ao motorista em relação à oferta atual do piloto automático da Tesla. Entre as várias funcionalidades, permite que mude de via e estacione de forma automática, reconhecendo também os sinais dos semáforos. Por isso, torna possível a circulação de forma autónoma pelas ruas da cidade.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.