O Google vai ficar mais inteligente. Em testes na versão disponível para os Estados Unidos, a nova arquitetura leva o nome de Knowledge Graph e, segundo a gigante da Internet, oferecerá informação "enriquecida" mais rápida e facilmente.

Da lista de resultados vão passar a fazer parte links para biografias, fotografias, conceitos relacionados e em alguns casos até mapas de localização.

O objetivo é que o sistema compreenda as palavras pelo que elas representam no mundo real e pela sua relação com outras coisas, e não pela forma como o conjunto de carateres é lido.

"O Knowledge Graph permite procurar coisas, pessoas ou lugares de que o Google tem informação - datas históricas, celebridades, cidades, equipas desportivas, edifícios, geografias, filmes, objetos celestiais, arte e muito mais - e instantaneamente obter informação relevante para a pesquisa", refere Amit Singhal, vice-presidente de engenharia da Google, no blog da empresa.

Com a nova pesquisa inteligente surgirá uma coluna mais à direita reservada para os resultados adicionais sugeridos pelo Google, obtidos de outras fontes como a Wikipedia ou o YouTube.

Numa busca por Marie Curie, por exemplo, vai ser possível ver a data de nascimento e morte, mas também obter detalhes sobre a sua educação e descobertas científicas, todos os recursos com os respetivos links.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Já no que diz respeito a termos homónimos ou a expressões que possam referir-se a termos diversos, o Knowledge Graph - cujo nome remete para a Teoria dos Grafos - permite eleger o sentido mais adequado, oferecendo várias alternativas.

Segundo Amit Singhal, o Gráfico do Conhecimento é um passo crítico em direção à criação de uma nova geração de motores de busca, que entra na inteligência coletiva da Rede para entender o mundo tal como as pessoas o veem".

O novo conceito é explicado num vídeo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.