O rover Zhurong, que faz parte da missão chinesa Tianwen-1, começou a sua exploração do Planeta Vermelho em maio. Agora, a Administração Espacial Nacional da China (ANEC), a agência espacial chinesa, revela novas imagens, vídeos e sons dos primeiros dias do rover em Marte. A NASA tem feito o mesmo relativamente ao seu rover Perseverance e ao helicóptero Ingenuity que têm permitido "ouvir" e "ver" o que se passa em Marte.
Segundo as informações publicadas pela ANEC, o Zhurong, que está a operar na superfície de Marte há 42 dias marcianos, já viajou cerca de 236 metros. À imprensa chinesa, Liu Jizhong, responsável pelo primeiro programa chinês de exploração de Marte, explicou que as imagens, vídeos e sons captados pelo rover serão fundamentais para conduzir uma análise aprofundada das condições no planeta, incluindo da sua atmosfera.
Entre a nova coleção de materiais lançados pela ANEC destacam-se três vídeos, com o primeiro deles a datar de 15 de maio e a demonstrar o processo de separação do rover do lander. Nos outros dois vídeos é possível observar o Zhurong visto por uma das câmaras instaladas na parte inferior do rover.
Já no que toca aos sons captados pelo Zhurong, a ANEC indica que se referem ao processo de descida do rover da plataforma de pouso da sonda Tianwen-1 para a superfície de Marte a 22 de maio. Os sons, que neste caso originam principalmente dos mecanismos do próprio rover à medida que se movimentava, foram captados por um dos instrumentos do rover destinado a “ouvir” o pano-de-fundo sonoro provocado pelos ventos marcianos.
Recorde-se que a Tianwen-1, que aproveitou a mesma janela de lançamento para Marte que a NASA usou para a missão Mars 2020, chegou à órbita de Marte em fevereiro, após seis meses de viagem. Passou três meses a “vigiar” o Planeta Vermelho a partir da sua órbita e, em maio, seguiu para o passo seguinte da missão: fazer pousar o rover Zhurong na superfície marciana, conseguindo realizar uma "amartagem" depois dos minutos de “terror” que sempre envolvem esta fase da missão.
O rover pousou na Utopia Planitia, uma planície situada no hemisfério norte de Marte e espera-se que a sua missão dure pelo menos 90 dias marcianos (cerca de três meses terrestres), durante os quais transmitirá, através de uma sonda situada na órbita do planeta, imagens tridimensionais de alta resolução, analisará a composição da superfície e procurará vestígios de água congelada, entre outras tarefas.
Ao longo da sua jornada de exploração, o Zhurong já partilhou algumas das fotos que tem vindo a captar e, na galeria que se segue, poderá recordar as mais recentes.
Clique nas imagens para mais detalhes
O Zhurong, com 240 Kg e tem 3 metros de altura atinge uma velocidade máxima de 200 metros por hora e pode superar obstáculos de até 30 centímetros, bem como subir encostas com até 20 graus de inclinação.
O rover integra várias câmaras, um conjunto de instrumentos para recolher amostras que permitam conhecer melhor as características do planeta, assim como um radar para tentar identificar vestígios de água no subsolo e um laser para cortar pedaços de rocha e recolher dados para analisar detalhes da sua constituição.
Clique nas imagens para mais detalhes sobre o Zhurong
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários