A cidade britânica de Milton Keynes, que fica a cerca de 70 quilómetros de Londres, vai ter uma frota de 100 carros autónomos, criando uma nova categoria de transportes públicos. Os ULTra Personal Electric Transportation Pods vão conduzir as pessoas da baixa da cidade até à central de comboios, escritórios ou centro comercial.

Os veículos que vão ser instalados na localidade inglesa são semelhantes aos que já estão em atividade no aeroporto londrino de Heathrow desde 2011. Estes veículos além de serem autónomos são também ecológicos, sendo que a emissão de gases não existe e o ruído sonoro e quase inexistente.

Os veículos são movidos com a ajuda de um motor elétrico, podendo os carros atingir uma velocidade máxima de 19 Km/H, de acordo com a publicação Electric Vehicle News.

Os quase 200 mil habitantes de Milton Keynes vão poder chamar os carros através de uma aplicação para smartphones e cada viagem vai custar perto de 2,50 euros. As previsões são de que em 2017 já toda a frota esteja em funcionamento, num projeto avaliado em 77 milhões de euros.

Cada pod vai poder transportar até dois passageiros, havendo ainda espaço para o transporte de alguma carga como malas de viagem ou sacos de compras.

Os carros que se conduzem sozinhos são uma realidade há muito projetada e empresas como a Google ou a BMW têm desenvolvido projetos que colocam os driverless cars mais próximos das estradas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.