Ainda esta semana a Samsung tinha apostado que o televisor será o centro da casa inteligente, fazendo com que gadgets e eletrodomésticos comuniquem com a TV. A LG decide responder, mas não na mesma moeda: o tom é diferente pois a ‘central’ da casa inteligente da LG é uma coluna.

A Smarttinq Hub serve como um intermediário entre o utilizador e os equipamentos de eletrónica que estão ligados à Internet ou que comunicam via Bluetooth. O controlo das ações é feito com a ajuda de uma aplicação para smartphone.

As notificações que o utilizador receber de um termostato, por exemplo, surgem no ecrã de 3,5 polegadas que a coluna tem na parte superior, sendo também ‘comunicada’ em voz alta através do sistema de som.

Ar condicionado, iluminação, frigorífico, televisor, aspirador, máquina de lavar e carro são outros exemplos de equipamentos que podem ser controlados a partir da coluna inteligente. A LG garante que a Smarthinq Hub suporta os protocolos da AllJoyn, uma das entidades que está a tentar uniformizar os standards para a chamada Internet das Coisas (IoT na sigla em inglês).

E esta acaba por ser a grande diferença para a Echo da Amazon. A coluna da gigante do comércio online apesar de ter também um pendor para a IoT, funciona mais como uma assistente pessoal do que como centro nevrálgico da casa - mas caminha igualmente nesse sentido.

A LG promete demonstrações do conceito durante a Consumer Electronic Show no início de janeiro, um ano depois de ter mostrado em Lisboa alguns dos seus conceitos para aquilo que acredita ser uma casa digna do século XXI.