Ainda esta semana a Samsung tinha apostado que o televisor será o centro da casa inteligente, fazendo com que gadgets e eletrodomésticos comuniquem com a TV. A LG decide responder, mas não na mesma moeda: o tom é diferente pois a ‘central’ da casa inteligente da LG é uma coluna.

A Smarttinq Hub serve como um intermediário entre o utilizador e os equipamentos de eletrónica que estão ligados à Internet ou que comunicam via Bluetooth. O controlo das ações é feito com a ajuda de uma aplicação para smartphone.

As notificações que o utilizador receber de um termostato, por exemplo, surgem no ecrã de 3,5 polegadas que a coluna tem na parte superior, sendo também ‘comunicada’ em voz alta através do sistema de som.

Ar condicionado, iluminação, frigorífico, televisor, aspirador, máquina de lavar e carro são outros exemplos de equipamentos que podem ser controlados a partir da coluna inteligente. A LG garante que a Smarthinq Hub suporta os protocolos da AllJoyn, uma das entidades que está a tentar uniformizar os standards para a chamada Internet das Coisas (IoT na sigla em inglês).

E esta acaba por ser a grande diferença para a Echo da Amazon. A coluna da gigante do comércio online apesar de ter também um pendor para a IoT, funciona mais como uma assistente pessoal do que como centro nevrálgico da casa - mas caminha igualmente nesse sentido.

A LG promete demonstrações do conceito durante a Consumer Electronic Show no início de janeiro, um ano depois de ter mostrado em Lisboa alguns dos seus conceitos para aquilo que acredita ser uma casa digna do século XXI.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.