O título de comboio mais rápido do mundo pertence atualmente ao chinês Transrapid, capaz de ultrapassar os 400 quilómetros por hora, mas pode vir a ser destronado pelo projeto japonês Shinkansen, que se espera completamente concluído e funcional em 2027.

Nessa altura, o comboio japonês vai conseguir fazer o percurso entre Tóquio e Nagoia em 40 minutos, metade dos 80 minutos que demora atualmente a viagem.

Por agora, já foi realizada uma primeira viagem de teste com passageiros, apenas numa pequena parte do futuro percurso, que mostrou que o comboio ultrapassa os 500 kms por hora. A BBC News colocou online um vídeo que registou o momento para a posteridade.

Tal como o rival chinês, o Shinkansen é um "maglev" ou seja usa tecnologia de propulsão magnética, "flutuando" acima dos carris para atingir as velocidades mencionadas.

Embora só tenha batido os 500 kms/hora na viagem de 42.8km de extensão realizada na última semana, o comboio japonês já terá atingido os 582 kms/hora num outro teste, mais do que os 574 kms/hora de um TGV francês.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico