A edição de 2022 da CES foi palco para a revelação de novas propostas das grandes marcas, entre computadores, TVs, gadgets e robots, mas também de soluções tecnológicas mais “fora de caixa”, incluindo avatares interativos que recorrem a Inteligência Artificial e que ambicionam revolucionar a experiência dos consumidores em lojas.

Criados pela suíça Animatico, uma spin-off vinda da ETH Zurich, os avatares foram concebidos para comunicarem com os utilizadores de uma forma mais intuitiva e “humana”, permitindo colmatar as falhas a nível de comunicação e de experiência do consumidor de outras soluções já disponíveis no mercado.

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A Animatico explica que, atualmente, as marcas e comerciantes interagem com os consumidores nas lojas através de funcionários ou promotores, de sinalização “física” que acaba por não ser lida tão frequentemente, ou até com sinalização digital que, mesmo assim, não é proativa o suficiente.

A empresa acredita que os seus avatares interativos se apresentam como uma opção que permite uma melhor experiência para os consumidores, transformando-se em ferramentas úteis para uma variedade de negócios.

Veja os avatares interativos em ação 

Para lá do seu aspeto com uma forte inspiração em personagens animadas, algo que parte da experiência de membros da equipa da Animatico na Disney, os avatares são colocados em ecrãs especiais e conseguem “ver” e “ouvir” os utilizadores, assim como o ambiente que os rodeia graças a câmaras e microfones.

De acordo com a empresa, os avatares, que podem ser personalizados consoante as necessidades dos negócios, estão preparados para responderem a uma variedade de perguntas, sendo capazes de dar aos consumidores mais informação sobre determinados produtos e serviços e de fazerem recomendações, caso necessário.

Os dados são essenciais para que as empresas cresçam e percebam melhor o seu público-alvo. Os avatares da Animatico são também capazes de disponibilizar às marcas e comerciantes insights úteis sobre os seus negócios.

Segundo Pascal Bérard, cofundador e CEO da Animatico, no futuro, as possibilidades de implementação dos avatares são ilimitadas, imaginando um cenário onde a solução acompanha o consumidor ao longo de todo o processo de compra, e que a sua inclusão no metaverso está nos planos da empresa.