A destreza física não é uma daquelas características garantida só porque se é um humano. Nem todos a temos na mesma medida, nem todos somos igualmente bons em trabalhos manuais, pontaria e por aí fora. Daí que, aquilo que Elon Musk mostra num novo vídeo da Tesla sobre as mais recentes habilidades aprendidas pelo robot Optimus, possa perfeitamente superar a capacidade de muitos humanos para realizar a mesma tarefa.
No caso, o vídeo mostra o Optimus a apanhar uma bola de ténis só com uma mão. Claro que treinou para isso, pode estar a pensar neste momento, e seguramente que é a verdade. No entanto, não deixa de ser impressionante que o faça porque demonstra mais um passo numa das áreas mais importantes de evolução dos robots humanoides nos últimos anos: a capacidade de realizar tarefas mais minuciosas.
A Tesla tem trabalhado muito nesta área e já deu outros exemplos de avanços, quando mostrou o Optimus a dobrar roupa com perícia. O novo exemplo acaba por ser mais impressionante do que o primeiro, porque aqui há movimento envolvido.
Veja o vídeo
O Optimus tem de conseguir processar informação para detetar a bola, prever a sua trajetória e acompanhá-la, de forma a poder desencadear o movimento na altura certa. No fundo, tem de organizar e pôr em ação as mesmas tarefas que um cérebro humano teria de agilizar.
Isto se, sublinham alguns comentários já feitos na publicação, o Optimus apanhar a bola realmente de forma autónoma. Vale a pena lembrar que, como também já foi mostrado em experiências anteriores com este e outros robots, uma das técnicas de aprendizagem destes robots é a imitação de movimentos humanos. Se for o caso, e se o Optimus afinal estiver a replicar o movimento que um braço humano equipado com sensores também está a fazer, aí o vídeo já só mostra que as experiências estão no bom caminho, mas falta o próximo passo.
O Optimus ainda só existe em protótipos. No próximo ano deve começar a ser fabricado em versão final e já tem emprego. Vai trabalhar nas fábricas da Tesla, onde será usado para realizar tarefas perigosas, chatas e rotineiras, como já explicou Elon Musk. No ano seguinte será posto à venda para outras empresas e deverá custar cerca de 25 mil dólares.
Enquanto não assume funções no primeiro emprego, o Optimus tem feito testes para outras funções. Ainda recentemente serviu bebidas num evento do fabricante automóvel. E Elon Musk pelos vistos acredita que, no futuro, o humanoide poderá ser muito mais do que um robot dedicado a tarefas chatas em ambiente de fábrica.
Com o novo vídeo divulgado no seu perfil na X, partilhou a frase: ter um “Optimus vai ser como ter o seu C-3PO & RD-D2”, uma dupla bem conhecida dos entusiastas da Guerra das Estrelas. Em declarações anteriores, o multimilionário fundador da Tesla já tinha antecipado outras tarefas para o Optimus no futuro, como passear o cão ou tomar conta das crianças, numa versão mais do tipo empregado doméstico para todo o serviço.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Swift da NASA continua a descobrir fenómenos "explosivos", vinte anos depois do lançamento -
App do dia
Xpiry: Uma app que não deixa os alimentos passarem do prazo -
Site do dia
Konkr é um jogo browser inspirado em Risco e Civilization. Cuidado para não ficar viciado -
How to TEK
Saiba como fazer cálculos matemáticos escrevendo no bloco de notas da calculadora do iPadOS 18
Comentários