
A NASA partilhou as melhores fotografias de 2024, captadas na Estação Espacial Internacional (ISS), e em todas elas há um elemento comum: o sorriso contagiante dos astronautas, seja a trabalhar em novos experimentos científicos ou a fazerem exercício para se manterem em forma no espaço.
Este foi um ano repleto de emoções na estação espacial, sobretudo com a chegada a 6 de junho da tripulação da missão de estreia da Starliner, mas que devido a problemas técnicos obrigou a permanência forçada dos dois astronautas da NASA Suni Williams e Butch Wilmore e o regresso não tripulado da cápsula à Terra.
Veja na galeria as melhores imagens da ISS de 2024:
Da previsão inicial de uma visita rápida de alguns dias, os astronautas ficaram retidos pelo menos oito meses. A missão Crew-9 da SpaceX já chegou, entretanto, com dois lugares livres para os astronautas, mas a data de regresso está apenas marcado para fevereiro de 2025. Isso quer dizer que vão passar o Natal no espaço, mas pelas fotografias partilhadas pela NASA, estão longe de estarem tristes com o percalço.
A bordo da ISS, os astronautas têm uma visão privilegiada dos fenómenos que acontecem no espaço. Exemplo disso foi a passagem do cometa Tsuchinshan-ATLAS em outubro, tendo sido captado pelos astronautas da NASA Matthew Dominick e Don Pettit, que registaram em fotos e vídeos time lapse do chamado “cometa do século”.
No catálogo de imagens partilhadas pela NASA é possível ver que exercício não falta aos astronautas. Mesmo que tenham de ser “acorrentados” à passadeira para que não sejam “disparados” pela gravidade zero. E a prova de que estão em forma foi a organização dos Jogos Olímpicos de gravidade zero na ISS, alusivos ao evento realizado em Paris. Aproveitam-se para realizar testes sobre o comportamento cardíaco no espaço.
Muitas das fotos mostram os astronautas a pousarem junto aos equipamentos científicos, muitos deles autênticos emaranhados de cabos coloridos, circuitos e placas que compõem os instrumentos. Outras tantas fotos são selfies, com uma paisagem de fundo exclusiva para quem anda no espaço. São fotos impressionantes, captadas a milhares de quilómetros da Terra, certamente bastante inspiradoras.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Os Sims: 25 anos a “simular a vida” em histórias curiosas sobre o amor e as birras -
App do dia
Mais de 10 mil espécies de pássaros identificados com a app Merlin e desafios todos os dias -
Site do dia
E que tal uma conversa com Cristiano Ronaldo, Elon Musk ou Gordon Ramsey? Há uma IA para isso -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários