
A realidade virtual chegou efetivamente para ficar. Um pouco por todos os setores, várias empresas têm articulado as potencialidades desta tecnologia com as suas áreas de negócio. Da PlayStation à IKEA, já se contam imensos exemplos de como a realidade virtual pode ajudar a transformar indústrias. No entanto, apesar deste novo dinamismo que trouxe ao meio tecnológico, ainda se contam algumas falhas que o futuro pode limar.
Por enquanto, a VicoVR propõe-se a trabalhar uma delas: a imersividade.
Embora esta tecnologia sirva exatamente para nos transportar para universos virtuais, a interação do nosso corpo com esses espaços ainda pode ser amplamente melhorada. Atualmente, mesmo com recurso aos modelos mais modernos de gadgets de realidade virtual, a interação com os conteúdos que visualizamos apenas é possível com recurso a periféricos como controladores e wearables.
Para tornar o presente em passado, a 3DiVi desenvolveu um sensor sem fios que permite utilizar todo o corpo em vários jogos móveis de realidade virtual. Ao contrário dos atuais, este não precisa de ser fixo a qualquer parte do corpo e funciona à distância, sem obstruir os movimentos do jogador.
Para tornar isso realidade, o aparelho recorre a sensores de espaço para fazer um scan ao sítio onde se vai jogar e sensores de movimento para detetar as posições do corpo do utilizador através de 19 pontos corporais.
Depois, com recurso ao Bluetooth, as informações vão sendo continuamente transmitidas para o smartphones permitindo que, mais do que nunca, se encare a personagem com que jogamos.
O sensor pode ser ligado a vários modelos de óculos como o Samsung Gear ou o Google Cardboard, por exemplo. Por enquanto, só funciona com um leque restrito de jogos mas é compatível com os dois sistemas operativos mais populares do mercado: Android e iOS. Os jogos, até à data desenvolvidos, já permitem um multiplayer até duas pessoas sendo que, uma delas, até pode excluir a utilização de óculos de realidade virtual dado que, o sensor, deixa-o jogar através da televisão tal como se de um Kinect se tratasse.
O VicoVR já esteve em exposição na CES deste ano e, quem experimentou, descreve uma boa experiência "apesar do delay".
O gadget está neste momento à procura de financiamento no Indiegogo. A meta são 75 mil dólares e o projeto já conseguiu reunir 17% desse valor. A campanha termina dentro de um mês.
Quanto à data de lançamento, ainda nada foi avançado.
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