Em abril um voo da SpaceX levou para a Estação Espacial Internacional um cliente especial. É um satélite da empresa Planetary Resources que pretende dar o primeiro passo daquele que é um plano ambicioso - explorar minérios em asteroides. A empresa conta com o apoio de caras conhecidas caso do cofundador da Google Larry Page e do seu chairman, Eric Schmidt, assim como do realizador James Cameron.
O satélite Arkyd 3 Reflight, também conhecido como Arkyd 3R, está atualmente na ISS à espera de ser colocado em órbita da Terra durante 90 dias. Neste período o equipamento vai testar os próprios sub-sistemas de funcionamento, informações que serão valiosas para projetos futuros.
A nova fase da missão está agendada para o mês de julho, mas não será o único ponto alto da Planetary Resources. Mais para o final do ano, em dezembro, a empresa espera enviar para o espaço uma versão mais robusta do satélite, o módulo Arkyd 6.
Nesta segunda missão o objetivo é testar já algumas das ferramentas e respetivos comportamentos que mais tarde vão fazer parte do instrumento que vai à procura de asteroides que possam ser minerados, explica a publicação Space.com.
Além da recolha de minérios valiosos e raros, a exploração de asteroides deve ainda permitir que os humanos desenvolvam novas tecnologias que lhes permitam no futuro iniciar uma expansão pelo Sistema Solar.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Em destaque
-
Multimédia
Conheça os 20 smartphones mais populares de 2025 e os que se destacam pela duração da bateria -
App do dia
diVine recupera vídeos antigos do Vine e a magia dos loops de 6 segundos -
Site do dia
Easy Tasks transforma links, vídeos e notas online em tarefas organizadas num só local -
How to TEK
Como “apagar” a memória do Copilot com os novos controlos de privacidade?
Comentários