Em abril um voo da SpaceX levou para a Estação Espacial Internacional um cliente especial. É um satélite da empresa Planetary Resources que pretende dar o primeiro passo daquele que é um plano ambicioso - explorar minérios em asteroides. A empresa conta com o apoio de caras conhecidas caso do cofundador da Google Larry Page e do seu chairman, Eric Schmidt, assim como do realizador James Cameron.

O satélite Arkyd 3 Reflight, também conhecido como Arkyd 3R, está atualmente na ISS à espera de ser colocado em órbita da Terra durante 90 dias. Neste período o equipamento vai testar os próprios sub-sistemas de funcionamento, informações que serão valiosas para projetos futuros.

A nova fase da missão está agendada para o mês de julho, mas não será o único ponto alto da Planetary Resources. Mais para o final do ano, em dezembro, a empresa espera enviar para o espaço uma versão mais robusta do satélite, o módulo Arkyd 6.

Nesta segunda missão o objetivo é testar já algumas das ferramentas e respetivos comportamentos que mais tarde vão fazer parte do instrumento que vai à procura de asteroides que possam ser minerados, explica a publicação Space.com.

Além da recolha de minérios valiosos e raros, a exploração de asteroides deve ainda permitir que os humanos desenvolvam novas tecnologias que lhes permitam no futuro iniciar uma expansão pelo Sistema Solar.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico