Em Marte desde agosto de 2012, o rover Curiosity continua a cumprir a sua missão, conduzindo as investigações para as quais foi desenvolvido e partilhando imagens fascinantes da superfície marciana, sempre que pode.

A selfie mais recente foi divulgada há poucos dias e, além do todo o terreno, mostra uma formação rochosa de grande dimensão que leva o nome de “Mont Mercou”. Foi assim batizada em homenagem a uma montanha próxima de Nontron, uma vila no sudeste de França, explica a NASA.

Isto porque a equipa da agência espacial norte-americana encontrou nontronite em Marte, um tipo de mineral argiloso muito comum em Nontron. Na verdade, toda a área explorada pelo Curiosity recebeu designações da vila francesa.

Helicóptero Ingenuity já se separou do rover Perseverance. Derradeiro teste de voo em Marte começa a 11 de abril
Helicóptero Ingenuity já se separou do rover Perseverance. Derradeiro teste de voo em Marte começa a 11 de abril
Ver artigo

"As missões de superfície atribuem apelidos a pontos de referência para fornecer aos membros da equipa da missão uma maneira comum de se referir a rochas, solos e outras características geológicas de interesse", refere a NASA.

Claro que a selfie tirada pelo Curiosity não é uma selfie qualquer: é composta por 60 imagens registadas pelo Mars Hand Lens Imager (MAHLI), integrado no braço robótico do rover, a 26 de março de 2021, o 3.070º dia marciano da missão. Foram, além disso, combinadas com 11 imagens registadas pela Mastcam na “cabeça”, do rover, a 16 de março de 2021, ou mais precisamente no 3.060º dia marciano da missão.

Entretanto, por outros caminhos marcianos anda o Perseverance, em pleno processo de preparação do helicóptero Ingenuity. O rover tem vindo a procurar o melhor local para lançar o seu companheiro voador e a nova etapa é colocá-lo na posição correta para realizar o voo.

A NASA publicou uma notificação no Twitter de que o Ingenuity já se tinha separado do Perseverance, e que deu o “salto” de 10 cm da barriga do seu anfitrião para a superfície do planeta. Foi ainda ajustado o calendário de voo, que nunca poderia ser antes do dia 8 de abril, passando essa data para um início a partir do dia 11. O próximo passo é uma espécie de “tudo ou nada”: a sobrevivência à noite gelada de Marte.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.