A Planetary Resources propõe-se criar o primeiro telescópio espacial ao alcance de qualquer pessoa. A ideia é criar a primeira alternativa ao exclusivo mundo das observações planetárias, restrito a entidades de investigação e completamente vedado ao cidadão comum.



A experiência de vários anos nesta área criou as competências para desenvolver a "máquina" certa para a tarefa, agora só falta o capital para passar do protótipo ao objeto real e para o enviar para o espaço.



Para dar o fazer a empresa colocou o Arkyd, nome do telescópio, no KickStarter, e está a usar a plataforma de crowdfunding para reunir apoios. Tornar possível esta missão custa um milhão de dólares, em três dias a Planetary Resources já conseguiu reunir mais de 600 mil, e ainda faltam 29 dias para acabar a recolha de fundos.



Como é regra na plataforma, cada interessado pode contribuir para o projeto com valores a partir de um dólar, mas quem der um pouco mais garante privilégios especiais. Um contributo de 200 dólares dá direito a apontar o telescópio para um local à escolha do "contribuinte", outros valores garantem outras possibilidades, como criar um filme e emiti-lo no espaço.



A informação recolhida para uso pessoal por cada um dos clientes será dada aos donos, mas também guardada para investigação em projetos de crowdsourcing.



A Planetary Resources está ligada ao desenvolvimento de vários telescópios espaciais. Colabora também com a Virgin Galactic.



No vídeo os responsáveis da empresa explicam a ideia e mostram o que estão a construir.



Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico